23.3.09

PROGRAMA DE USO RACIONAL DE ÁGUA

500 escolas municipais de São Paulo aderiram o programa da Sabesp 
Nas vésperas do Dia Mundial da Água, comemorado no próximo domingo (22/3), a Sabesp apresenta bons resultados do Programa de Uso Racional de Água (Pura), implementado em 500 escolas municipais de São Paulo desde junho de 2008. 

O Programa de Uso Racional de Água (Pura), da Sabesp, ofereceu alternativas para a redução de consumo e constatou a economia de 26% no consumo de água entre janeiro de 2008 e janeiro de 2009, o que corresponde a aproximadamente 21 milhões de litros de água. 

Entre as principais atividades do Programa, está a pesquisa e correção de vazamentos, programas de educação ambiental, gestão do consumo de água via internet             (telemedição) e troca de equipamentos comuns por equipamentos de baixo consumo de água  (bacias sanitárias) com volume de descarga reduzido, válvulas de fechamento  automático anti-vandalismo para chuveiros, torneiras e mictórios, além de outros componentes que possibilitam a redução do consumo de água. 

Após a aplicação e conclusão das etapas necessárias do programa, o consumo de água pode ser acompanhado pela internet para garantir a manutenção do uso nos patamares desejados. 

O programa também será realizado na rede estadual de ensino, processo que está em fase de licitação. Além das escolas, o Pura foi implementado em outros estabelecimentos públicos na Região Metropolitana de São Paulo, como o Parque Zoológico de São Paulo, o Mercado Municipal da Lapa e o Centro de Formação de Soldado do Estado de São Paulo. Este último apresentou uma redução de quase 2 milhões de litros de água em seu consumo mensal. 

Antes do programa, o consumo das 421 escolas que já foram analisadas era estimado em 88 milhões de litros em janeiro de 2008. Em janeiro de 2009, caiu para 67 milhões de litros, o que corresponde ao abastecimento para cerca de 1.500 famílias. O critério para a escolha das 350 escolas iniciais foi o maior consumo de água por unidade no primeiro semestre de 2008. 
  

Nenhum comentário: