19.6.09

FALANDO DE CRIATIVIDADE, PRODUTO, COMUNICAÇÃO, DESIGN...

Quero abordar aqui um assunto ou um dom que as pessoas num geral tem, e que muitas vezes não se dão conta, ainda mais por se tratar de algo tão importante e fundamental, faz parte dos nossos dias, convive e se faz presente ou ausente quando mais precisamos.

Além disso, é a responsável por nossos impulsos, ou quero ou não quero, tem um grande poder de persuasão. Muitas vezes nos leva a comprar algum produto/marca.

CRIATIVIDADE EM TODOS

Sem mais enrolação, estou falando da CRIATIVIDADE, será ela a grande causadora do consumismo desenfreado?

Ou o produto que estamos adquirindo é o grande causador da compra?

Podemos afirmar que a criatividade não é importante somente para a comunicação ou design, pode ser empregada também no momento de decidir por algo, muitas vezes somos criativos e nem percebemos, pode ser na hora de sair de casa, quando entro no ônibus, em várias situações ela está presente, e nem notamos sua existência.

Ser criativo nem sempre é criar, pois por criar podemos entender também que seja, ter a idéia criativa, cultivá-la, fazer crescer e finalizar. Posso ser criativo e passar minha idéia criativa para outra pessoa dar andamento nesse processo criativo, confuso? Creio que não, criar, quero dizer imaginar, cultivar.

Processo criativo, quero dizer no desenrolar da minha idéia.

Agora vendo um pouco para o lado de quem faz a comunicação e design de um determinado produto/marca. Todos os dias o consumidor é encurralado por campanhas de diversas marcas, que querem vender seus produtos, notem, é muita informação mesmo, algo que não sufoca, mas deixa muitas duvidas na mente de quem vai comprar. Sem dizer que antigamente existiam poucas marcas/produtos, então muitas vezes o consumidor caminhava até o supermercado com uma idéia daquilo que ia comprar, hoje não, absorvente existem vários, macarrão nem se fala, leite então. Gente, isso é bom ou não, aumentar a concorrência nas prateleiras? Temos mais escolhas.

E com isso vamos sendo bombardeados de anúncios, seja, um folhetinho, uma frase no rádio, um intervalo caríssimo na TV, em tudo, até dentro dos supermercados, nossa, loucura.

Olha, quem trabalha na parte criativa de uma agência, estúdio, seja lá o que for, para esses profissionais tiro meu chapéu, mesmo sem usar, pois quanto mais concorrência, mais o cidadão criativo tem que se superar com aquilo que ele vai mostrar para o público, hoje em dia não adianta ser apenas mais um que vai colocar um papelzinho com uma marca no balcão, a coisa está acirrada, quanto mais marca existem, mais tenho que inovar na minha campanha, tenho que sair do normal, tenho que ser inovador ao extremo.

Ainda mais com tanta tecnologia, TV, celular, Internet, entre outros, gente os produtos estão ao seu redor seja por rádio, TV, celular, Internet, são diversas opções para mudar a cabeça. O leque para se comunicar aumentou assustadoramente. E você tem que acompanhar tudo isso.

O ato de criar é prazeroso e cada vez mais difícil, e quando finalizamos então e percebemos que tal produto foi bem aceito, nossa, é o máximo.

Porém, com tantos meios, mídias, temos novos riscos e diferentes desafios, podemos dizer que está tudo a favor da comunicação e do consumidor, e este está cada vez mais comparando, cada vez mais exigindo e brigando por qualidade.

É por isso que a mensagem tem que chegar cada vez mais com qualidade e transparência, entendo que marca e comunicação tem que andar por igual, tenho que ser honesto com aquilo que ofereço, já imaginou gastar uma grana preta anunciando e meu produto não valer a pena, pois o consumidor pode até comprar na primeira vez por ter visto uma campanha maravilhosa, mas se o produto for uma porcaria, não quero mais não. Nem estou falando de valor.

Uma comunicação ousada é fundamental, ainda mais pela quantidade de anunciantes que existem, mas cuidado com o todo. Pois produtos iguais existem, idéias também e os conceitos se equivalem.

Atenção no briefing de criação. E nada de exagerar na comunicação ou design de um produto que não vai satisfazer o público-alvo.


CARAMBA, EU FICO LENDO TANTAS COISAS, MISTURO DE TUDO NA MINHA CABEÇA, ESPERO QUE CONSIGAM ENTENDER.

Abraços e até mais.

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