25.2.10

EFEITOS CRIATIVOS DO CORELDRAW

Dentro do CorelDraw existe um recurso chamado QUADRO. Para localizar e aplicar esses efeitos igual essa imagem, você entra em Menu/Bitmap/Criativo/Quadro. Dentro dessa janela você pode encontrar esses e muitos outros, claro que olhando assim eles não prestam para nada, ou prestam, vai da sua imaginação e da sua necessidade.

Podem ser aplicados somente em Bitmaps, fotos, etc..vetor não..caso você tenha algum vetor primeiro tem que converter em Bitmap.





Até mais.

USANDO AS FERRAMENTAS PEN TOOL, ADD, DELETE E CONVERT ANCHOR POINT TOOL

O Illustrator é um excelente aplicativo para criação de logo, folder, cartão, ilustração e muito mais.

Nesse primeiro tutorial vou mostrar como trabalhar com as ferramentas: Pen Tool, Add Anchor Point Tool, Delete Anchor Point Tool e Converter Anchor Point Tool.

Aos poucos vou colocando aqui mais dicas sobre esse aplicativo que sem duvida é essencial para profissionais de criação.


Vamos abrir o Illustrator, eu uso o CS4. Depois de iniciar o aplicativo clique em Menu File e New.

Abrirá essa janela:




Escolha a opção A4 em Size.


Abrindo a página de trabalho vamos escolher a Ferramenta Pen Tool.


Selecionando a Ferramenta Pen Tool leve para sua área de trabalho segure a tecla SHIFT e clique, solte o botão do mouse e procure um outro local para clicar, faça algo parecido com essa figura abaixo.



Segurando o SHIFT você vai fazer uma linha reta.

Agora selecione a Ferramenta Add Anchor Point Tool escolha um local na linha que foi feita e clique uma vez em cima da mesma e notará que apareceu um ponto ou nó.


Agora escolha a Ferramenta Convert Anchor Point Tool e clique em cima desse ponto que foi criado e arraste para baixo, deixe como nessa figura.




Espero que estejam entendendo, pois o passo é simples, criei uma linha reta com a Pen Tool, selecionei a Add Anchor Point Tool e criei mais um ponto em cima daquela reta, depois peguei a Convert Anchor Point Tool e dei forma a essa linha.

Agora para desfazer essa linha curva vou selecionar a Delete Anchor Point Tool, e vou clicar em cima daquele ponto que criamos, pronto eliminamos.

Resumindo:

- Pen Tool: traço uma linha;

- Add Anchor Point Tool: Adiciono mais um ou vários pontos em cima de uma linha já existente;

- Delete Anchor Point Tool: Deleto pontos criados, clico em cima de um ponto ou nó e automaticamente será deletado;

- Convert Anchor Point Tool: Altero a forma dessa linha.

Uma dica bem simples, mas para começar está bom.

Abraços.