6.5.10

POWER TRACE - CORELDRAW

Ferramenta de rastreio de bitmap, ou seja, se tenho uma imagem, foto, jpeg, Gif, tiff e quero transformar em um vetor “traço” posso utilizar o Power Trace que automaticamente ele converterá.

Para quem sempre utilizou as ferramentas Bézier, Mão Livre (Free Hand) ou caneta (Pen) para vetorizar, entenda um pouco do Power Trace.


Vamos para um exemplo.


Escolhi essa imagem, peguei da internet. É um GIF. A resolução está baixa, em casos de imagens com boa resolução o resultado será superior a esse que teremos.



Veja então o que faremos agora.


1 – Abra seu CorelDraw, aqui estou utilizando o X5, mas pode fazer em outras versões que o resultado será parecido, só lembrando que no caso do X5 terei um resultado mais agradável devido a melhoria do Power Trace.


2 – depois de abrir o CorelDraw fui em Arquivo (File) e Importar (Import). Fui na pasta onde salvei a imagem e cliquei para importar.



3 – Com a imagem da rosavermelha na minha área de trabalho peguei a Ferramenta de seleção e selecionei essa imagem e automaticamente na Barra de Propriedades teremos algumas funções para se trabalhar com imagens e uma delas é o Power Trace.



4 – Onde vemos Trace Bitmap posso clicar e vou escolher a primeira opção Quick Trace.(Rastreio Rápido).



5 – E pronto, foi rápido mesmo. Tenho minha imagem original em Gif e em cima dela estará meu desenho em traço. Basta separa e comparar o resultado.



6 – Agora caso seja necessário posso desagrupar e alterar as cores dessa rosa, eliminar algumas partes. Diferentemente da imagem original.


7 – Imagem Bitmap tenho pixels e de alguma forma ao trabalhar com elas poderemos perder em qualidade, já as imagens em vetor não possuem esses pixels, portanto posso aumentar, diminuir, mudar suas cores e a qualidade será a mesma.


Obrigado

Fabiano Lima