28.9.11

ILLUSTRATOR: BLENDING MODE


Blending Mode são misturas entre objetos, cada opção mostra uma maneira diferente de interação, para isso temos que ter mais de um objeto. 

Essa opção Blending Mode fica junto a Janela de Transparência (Transparency).

Entre no Menu Window / Transparency.



Fiz um modelo para exemplificar mais ou menos como uma mistura aplicada em um objeto e existindo outro por baixo. Um simples exemplo.





Opções Blending

Normal: É o modo padrão. Com preenchimento podemos aplicar transparência.

Darken (Escurecer): Ressalta a cor mais escura entre os objetos. 

Multiply (Multiplicar): Multiplica a cor de base pela cor de mistura. A cor resultante é sempre uma cor mais escura. Multiplicar qualquer cor por preto produz preto. Multiplicar qualquer cor por branco deixa a cor inalterada.

Color Burn (Superexposição de cor): Escurece a cor de base para refletir a cor de mistura. A mesclagem com o branco não produz alterações.

Lighten (Clarear): Seleciona a cor base ou de mistura (a que for mais clara) como cor resultante. As áreas mais escuras do que a cor de mistura são substituídas. As áreas mais claras do que a cor de mistura não são alteradas. 

Screen (Tela): Multiplica o inverso das cores de mistura e de base. A cor resultante é sempre uma cor mais clara. Reticulado com preto deixa a cor inalterada. Reticulado com branco produz branco. O efeito é semelhante à projeção de vários slides um sobre o outro. 

Hard Light (Subexposição de cor): Clareia a cor de base para refletir a cor de mistura. A mesclagem com o preto não produz alterações.

Overlay (Sobrepor): Multiplica ou reticula as cores, dependendo da cor base. Os padrões ou cores se sobrepõem à arte existente, preservando as partes claras e as sombras da cor de base e acrescentando a cor de mistura para refletir as densidades claras ou escuras da cor original. 

Soft Light (Luz suave): Escurece ou clareia as cores, dependendo da cor de mistura. O efeito é semelhante a acender um refletor de luz difusa sobre a arte. 

Se a cor de mistura (fonte clara) for mais clara que o cinza a 50%, o trabalho artístico será clareado, como se estivesse subexposto. Se a cor de mistura for mais escura que o cinza a 50%, o trabalho artístico será escurecido, como se estivesse superexposto. A pintura com preto ou branco puro produz uma área nitidamente mais escura ou mais clara, mas não resulta em preto ou branco puro. 

Hard Light (Luz intensa): Multiplica ou reticula as cores, dependendo da cor de mistura. O efeito é semelhante a acender um refletor de luz intensa sobre a arte. 

Se a cor de mistura (fonte clara) for mais clara que o cinza a 50%, o trabalho artístico será clareado, como se estivesse reticulado. Isso é útil para adicionar partes claras à arte. Se a cor de mistura for mais escura que o cinza a 50%, a arte será escurecida, como se estivesse multiplicada. Isso é útil para adicionar sombras à arte. Pintar com preto ou branco puro resulta em preto ou branco puro

Difference (Diferença): Subtrai a cor de mistura da cor base, ou a cor base da cor de mistura, dependendo da que tiver maior valor de brilho. A mistura com branco inverte os valores da cor base.  A mistura com preto não produz alterações.

Exclusion (Exclusão): Cria um efeito semelhante ao do modo Diferença, mas com menor contraste. A mistura com branco inverte os componentes da cor base. A mesclagem com o preto não produz alterações.

Hue (Matiz): Cria uma cor resultante com a luminosidade e a saturação da cor base e com o matiz da cor de mistura.  

Saturation (Saturação): Cria uma cor resultante com a luminosidade e o matiz da cor base e com a saturação da cor de mistura. Pintar com esse modo em uma área sem saturação (cinza) não produz alterações

Color (Cor): Cria uma cor resultante com a luminosidade da cor base e com o matiz e a saturação da cor de mistura. Isso preserva os níveis de cinza no trabalho artístico e é útil para colorir um trabalho artístico monocromático e tonalizar um trabalho artístico colorido.

Luminosity (Luminosidade): Cria uma cor resultante com o matiz e a saturação da cor base e com a luminosidade da cor de mistura.   
Esse modo cria o efeito inverso do produzido pelo modo Cor.

Galera, essas informações sobre Blending Mode foram extraídas do site da Adobe, pois eu também não tenho total conhecimento de cada uma dessas opções.
.
.
.

Nenhum comentário: