21.7.09

PROJETO GRÁFICO

Já faz algum tempo que estou lendo um livro muito interessante, na verdade leio muitos livros e procuro unir temas em comum, para desenvolver um texto ou artigo para postar neste blog.

Vou falar um pouco daquilo que leio e claro colocar também aquilo que tenho armazenado na mente, ou seja, assuntos que no decorrer dos anos acabamos aprendendo com o que vemos, fazemos e sentimos.

É sempre interessante quando temos um projeto gráfico para ser desenvolvido, desde o momento que ele é confiado a você, passando pelo período em que temos que colocar as ideias em ordem até sua finalização. Como podemos fazer para colocar um projeto gráfico em prática ? Qual linha de raciocínio ou conceito seguir ? Para quem informar e de que maneira ? O que isso pode causar no meu receptor ?

Sem duvida precisamos de muitas informações, por isso é importante a organização, a equipe e a dedicação. Tem aqueles que preferem trabalhar sozinho, nada contra, mas quando compartilhamos um projeto com outras pessoas, preferencialmente sua equipe, temos a possibilidade de obter diferentes pontos de vista, com isso novas ideias.

Para que tenhamos um projeto gráfico com qualidade e que cumpra seu objetivo, não basta apenas organizar de forma agradável o texto a imagem dentro de um suporte. Como foi dito anteriormente, precisamos ter o máximo de informação possível sobre seu cliente, segmento, receptor, qual estratégia tomar, nossa, diversos assuntos a serem abordados antes de pensar no layout.

A comunicação com o receptor tem que ser correto, para que ele sinta a mensagem, temos mais uma questão importante, o conhecimento, bagagem é tudo. Precisamos entender o individuo, e por que ele quer aquilo, daquela maneira. As pessoas são diferentes, mesmo fazendo parte de um mesmo grupo, podem adotar o mesmo conceito, mas as atitudes nem sempre serão iguais.

Agora falando mais do projeto gráfico, pois já falamos que temos que entender diversas outras situações antes do layout em si, depois de se assegurar com todas as informações colhidas é hora de viajar, vamos criar, agora sim tenho que me preocupar com a maneira que vou usar tanta informação, que tipologia adotar, quais imagens, efeitos, formatos, etc.

O carinha da criação tem que corresponder, digo, não dar branco. Briefing na mão e procure utilizar as diversas ferramentas para auxiliar na criação, seja feito um Rough, posso utilizar meu Mac ou PC, seja com CorelDraw, Illustrator, Indesign, Photoshop, 3D, Flash. Ufa !!!

Tantos programas gráficos para ajudar, e temos a obrigação de conhecer todos, lógico, sem esquecer da sua criatividade, sem ela todos esses programas não valem de nada.

Feito o layout, leva para seu diretor, é isso, não é isso, altera aqui e ali, até chegar no ponto ideal, um processo longo para que seu cliente esteja satisfeito, para que seu público entenda a mensagem e claro para que você se sinta realizado e orgulhoso por ter um excelente trabalho.

Seu projeto gráfico tem que ser o mais diferente possível, não pode ser apenas mais um, é preciso causar, pegar na ferida. Tem que ter a cara do público, é isso que seu cliente quer. E cada vez mais o designer tem que ter a senhora bagagem, tem que ler de tudo, ver de tudo, procurar diferentes experiências, conhecer o mercado. Temos que ter a face de todos dentro de nós, entender mil perfis.

Seja observador, leia, escreva, desenhe, rabisque, pinte, pense, estude, tecle, acesse, compre, use, emocione-se, festeje, assista, escute, fale. Tudo isso é válido para fazer parte desse meio tão empolgante e competitivo.

Gente, um projeto gráfico envolve tantas situações, e isso aqui é apenas um texto que tenta abordar um pouco desse assunto, não sei se servirá para alguma coisa, mas para mim serviu muito.

Bjos.

Fabiano Lima

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