21.8.09

TERMOS E VERBETES DO DESIGN GRÁFICO E WEB DESIGN


Os termos e verbetes do Design Gráfico foram extraídos do capítulo Glossário do livro O Valor do Design (co-edição ADG Brasil / Editora SENAC, 2003) que se originou do livro O ABC da ADG (ADG Brasil, 1998), editado por João de Souza Leite e desenvolvido pela Comissão de Ensino composta por Antonio Delfino, Antonio Roberto de Oliveira, Carin Ades, Eunice Maria da Silva, José Luis Solsona da Silva, Lara Wollmer, Mônica Moura, Sandra Maria R. de Souza e Solange Salva.


ADG:Associação dos Designers Gráficos. Entidade sem fins lucrativos, voltada para a divulgação e valorização do design gráfico brasileiro e do trabalho de seus profissionais. De caráter nacional, sua sede localiza-se em São Paulo.


Alceamento: [Art. Gráf.]Também chamado colecionamento. Arranjo de folhas ou cadernos na seqüência adequada para que as páginas fiquem na ordem correta antes da costura e da encadernação.


Ângulo de Retícula: [Fotogr.]Ângulo no qual as retículas são posicionadas para proporcionar a melhor ilusão de tom contínuo, evitando o efeito moiré.


Arte: [Prop./Design.]Qualquer original preparado por profissional – designer, artista, ilustrador, fotógrafo – para ser reproduzido.


Artes Gráficas:Conjunto de processos e atividades auxiliares que visa a reproduzir, em qualquer número de cópias, escritos e imagens a partir de uma matriz. Abrange criação, pré-impressão, impressão e acabamento de qualquer material gráfico.


Banco de Imagens:Coleção de imagens de toda e qualquer natureza, disponível para utilização mediante pagamento pelos direitos de reprodução.



Bitmap: [Inform.]
Imagem gráfica computadorizada formada por pontos chamados pixels; imagens com resolução fixa.



Blocar: [Tipogr.]O mesmo que justificar; formar um bloco perfeitamente alinhado à esquerda e à direita, ajustando o espaço entre palavras para que todas as linhas de um texto tenham exatamente a mesma largura.


Boxe: [Jornal.]Texto curto que aparece destacado, em associação com outro texto mais longo. Colocado separado do todo, geralmente fornece informação complementar ao leitor.


Brainstorming:Técnica utilizada para gerar idéias. Consiste em uma discussão em grupo onde se externam, sem censura, todo tipo de associações que vierem à mente sobre determinado problema proposto. Objetiva obter dos participantes a maior quantidade possível de idéias para uma avaliação posterior. Geralmente é feita em conjunto por duas ou mais pessoas.


Brand: [Design.]O mesmo que marca.


Branding: [Design/Marketing.]Sustentação da identidade d euma marca de empresa, produto ou serviço; conjunto de ações destinadas à consolidação de uma marca no mercado.


Briefing:Resumo; série de referências fornecidas que contém informações sobre o produto ou objeto a ser trabalhado, seu mercado e objetivos. O briefing sintetiza os objetivos a serem levados em conta para o desenvolvimento do trabalho. Muitas vezes o designer auxilia em sua delimitação.


Caixa Alta/Baixa: [Tipogr.]A expressão caixa alta indica o emprego de letras maiúsculas; caixa alta e baixa, de maiúsculas (na primeira letra das palavras, segundo as regras da língua) e minúsculas (nas demais). Os nomes vêm da divisão das caixas onde se guardavam os tipos (letras) para a composição manual de textos: na divisão de cima (caixa alta), letras maiúsculas; na de baixo (caixa baixa), minúsculas.


Chamada: [Jornal.]Texto, curto, na primeira página, que resume as informações publicadas pelo jornal a respeito de um assunto, remetendo o leitor para as páginas que trazem a cobertura extensiva. É um texto jornalístico que exige frases curtas, secas, substanciais.


CMYK: [Inform.]Cyan, Magenta, Yellow, Black (ou ciano, magenta, amarelo e preto). Sistema de composição de cores subtrativas primárias usadas na impressão de policromias. Quando pontos dessas cores são combinados em diferentes densidades, obtém-se uma grande variedade de cores.


Coluna: [Diagram.]Cada uma das subdivisões verticais em que a página de um jornal, revista ou livro é dividida. Por extensão, coluna também significa o espaço do jornal em que um autor escreve regularmente.


Comunicação Visual:
Conjunto de técnicas, conhecimentos e procedimentos que buscam maior eficácia na transmissão visual de mensagens verbais ou não-verbais através dos diversos meios de comunicação.


Conceito: [Design/Propag.]Concepção virtual a respeito de qualquer coisa. Também a argumentação prévia à concepção de peças de comunicação, seja uma campanha publicitária, seja um cartaz, ou até mesmo uma identidade visual.


Diagramação: [Design.]Conjunto de operações utilizadas para dispor títulos, textos, gráficos, fotos, mapas e ilustrações na página de uma publicação ou em qualquer impresso de forma equilibrada, funcional e atraente, buscando estabelecer um sentido de leitura que atenda a determinada hierarquia de assuntos.


Diretor de Arte: [Design.]Profissional responsável pela definição e orientação das linhas gerais de um projeto gráfico. Termo usual na indústria editorial.


Entreletra: [Tipogr.]Medida do espacejamento entre letras.


Entrelinha: [Tipogr.]Medida vertical do espaço entre a linha de base de uma linha de texto e a linha de base da seguinte.


Escala de Cores: [Art. Gráf.]Tabela impressa que contém diversas combinações de tonalidades de cores, podendo se referir a tintas, papéis ou outros materiais utilizados por um designer.


Espelho: [Diagram.]Traçado da disposição de matérias em jornal ou revista de modo a orientar uma diagramação ou paginação.


Faca: [Art. Gráf.]Chapa de corte, instrumento
 de metal montado em madeira, que serve para recortar impressos em formatos especiais.

Feed: [Web]O termo Feed vem do verbo em inglês “alimentar”. Na internet, este sistema também é conhecido como “RSS Feeds”. Na prática, Feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdo de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o “assinante” do feed poderá ler imediatamente.

Fonte: [Tipogr.]Conjunto de caracteres de uma mesma família tipográfica, ou seja, cujo desenho siga um padrão básico de construção.


Gramatura: [Art. Gráf.]Registro do peso, em gramas, de 1 metro quadrado de um determinado papel. Sua expressão não guarda, necessariamente, relação direta com a espessura do papel, pois o peso depende da matéria-prima empregada em sua fabricação. Ex.: 120 g/m².


Hot Stamping: [Art. Gráf.]Processo de impressão em relevo que consiste em transferir para o suporte em questão, por meio de pressão e calor sobre uma fita impregnada de pigmento, a imagem ou o texto a ser impresso. O processo não utiliza tinta.


Icograda:Entidade internacional relacionada aos assuntos do design gráfico. Sigla de International Council of Graphic Design Associations (Conselho Internacional das Associações de Design Gráfico).


Identidade Visual: [Design.]Conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam visualmente uma empresa, uma instituição, um produto, ou um evento, personalizando-os, tais como um logotipo, um símbolo gráfico, uma tipografia, um conjunto de cores.


Imagem Corporativa: [Design.]Representação formada pelo conjunto das percepções em relação a uma empresa ou instituição, tanto a partir de seus consumidores como de seus funcionários, ou ainda de outros grupos de interlocutores e do mercado como um todo.


Job: [Design/Propag.]Designação de cada trabalho específico feito para um determinado cliente, seja este permanente ou um cliente em potencial.


Laminação: [Art. Gráf.]Acabamento de superfície habitualmente utilizado em capas de livros, revistas e folhetos, assim como em painés impressos por plotagem em jato de tinta. Consiste na aplicação de uma película plástica sobre a superfície impressa.


Layout: [Design.]Peça produzida artesanalmente para a visualização e interpretação de um projeto. Instrumento de depuração do prórprio projeto, quando destinado ao cliente, deve simular, da melhor forma possível, o produto final.


Lineatura: [Art. Gráf.]Medida que indica o número de linhas de pontos de retícula por centímetro ou por polegada.


Linguagem Visual: [Design.]Conjunto de elementos conceituais, visuais e relacionais que consistem a base de trabalho do designer: o ponto, a linha, o plano, o volume, as variáveis visuais (formato, tamanho, cor, grão, textura, direção) que são organizados num espaço físico para criar efeitos ópticos de representação e, dessa forma, comunicar idéias, sentimentos ou instruções a uma audiência.


Logotipo: [Design.]Forma gráfica específica para uma palavra, de modo a caracterizá-la com uma personalidade própria. Elemento de identidade visual comumente denominado, abreviadamente, de logo. Marca comercial de uma empresa, constituída por uma ou mais palavras ou por um grupo de letras grafadas em desenho e estilo característicos.


Malha Construtiva: [Diagram.]Trama quadrangular que serve como base para a construção de qualquer arte que exija precisão.


Mancha: [Diagram.]Espaço útil de impressão de uma página determinado pela diagramação, ou seja, o traçado da ocupação tipográfica de uma página.


Marca: [Design.]Nome, símbolo gráfico, logotipo ou combinação desses elementos, utilizado para identificar produtos ou serviços de um fornecedor/vendedor e diferenciá-los dos demais concorrentes. Quando registrada, a marca tem proteção legal e só pode ser utilizada com exclusividade por seu proprietário legal. O mesmo que brand.


Marketing:Conjunto de atividades empesariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para empresas e suas marcas.


Mashup: [Web]É um website ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo.


Mock-up: [Design.]Modelo de um produto ou embalagem em qualquer escala, utilizado para avaliações em geral e, muitas vezes, para produção fotográfica.


Newsletter: [Edit.]Formato editorial de publicação periódica, usualmente passível de encadernação, destinado à difusão e divulgação de informações institucionais.


Off-set: [Art. Gráf.]Método de impressão planográfico no qual as áreas de imagem e não-imagem estão no mesmo plano na chapa de impressão.


PageRank: [Web]É uma família de algoritmos para dar pesos numéricos a documentos com hyperlink (ou páginas da web) indexadas por um motor de busca. Suas propriedades são muito discutidas por especialistas em optimização dos motores de busca.


Pantone: [Design.]Tabela universal de cores que associa cada tonalidade de cor a um código. Padrão de cores muito utilizado em artes gráficas como referência para impressão.


Policromia: [Art. Gráf.]Processo de impressão que utiliza as quatro cores da escala de impressão: ciano, magenta, amarelo e preto.


Portfólio:Trabalhos já realizados por uma agência, escritório de design, produtora, fornecedor ou profissional autônomo. Conjunto de marcas, produtos e serviços de uma empresa.
Produção Gráfica: [Design/Propag.]Tarefa de organização e supervisão da realização de peças gráficas.


Programa de Identidade Visual (PIV): [Design.]Termo que designa o conjunto de elementos visuais de uma identidade institucional e suas relações, de modo a consolidar, através de um sistema de normas e padrões, a projeção de uma imagem coordenada. Usualmente é composto de elementos como logotipo, símbolo, elementos de suporte, cores e tipografias institucionais, dentre outros.


Projeto Gráfico: [Design.]Planejamento das características gráfico-visuais de uma peça gráfica, seja uma publicação, seja um folder ou um cartaz, envolvendo o detalhamento de especificações para a produção gráfica, como formato, papel, processos de composição, impressão e acabamento.


Prova: [Art. Gráf.]Página impressa, fora de escala industrial, para identificação de erros e eventual correção anteriormente à impressão final.
Quadricromia por Seleção: [Art. Gráf.
]


Método de reprodução de original policromático (arte original, transparência, etc.) através da separação da imagem colorida nas três cores primárias – magenta, amarelo e ciano – e no preto. O processo resulta em quatro chapas de impressão que, umas sobre as outras, reproduzem, por ilusão de óptica, todas as cores da arte original.


Refilar: [Art. Gráf.]Fazer um corte muito delgado, por meio de guilhotina, a poucos milímetros das margens exteriores de livros, jornais, revistas e outros impressos, na fase de acabamento, para igualar todo o conjunto de páginas do miolo (e capas, no caso de livros em brochura).


Registro de Cores: [Art. Gráf.]Perfeito encaixe de diferentes impressões.


Resolução: [Inform.]Grau de nitidez de um caractere ou imagem impressa ou exibida. Na tela, a resolução é expressa por uma matriz de pontos. Na impressão é expressa como pontos por polegada linear. Quanto maior a resolução de uma imagem, melhor é sua visualização em tela ou na impressão.


Retícula: [Art. Gráf.]Rede de pontos geralmente diminutos ou de traços que formam quadrículos, linhas ou quaisquer padrões regulares, traçada sobre vidro ou película transparente, que se usa em off-set, autotipia e heliogravura, para reprodução de originais a meio-tom.


RGB: [Inform.]Red, Green, Blue (vermelho, verde, azul). Sistema de cores aditivas primárias, utilizado pelos monitores de vídeo dos computadores e televisões.


Rough: [Design/Propag.]Pronuncia-se râf; significa rascunho.Esboço inicial no planejamento gráfico de qualquer trabalho a ser impresso.


Sangrar: [Diagram.]Recurso de diagramação que consiste em deixar que se invada com texto, foto ou ilustração o espaço reservado às margens de uma publicação.


Search Engine Optimization: [Web]Otimização de Sites, refere-se ao conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.


Semiótica: [Comunicação.]Considerada a ciência de toda e qualquer linguagem, ou simplesmente a ciência dos signos. Atualmente, o termo semiótica, bem como seu respectivo instrumental teórico, vem sendo amplamente aplicado nas pesquisas relativas à linguagem visual e gráfica.


Serifa: [Tipogr.]Pequeno traço que aparece na extremidade das hastes de uma letra. Também chamado de remate, filete.


Signo: [Comunicação.]Segundo o conceito clássico da teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, signo é algo que, sob certo aspecto ou de algum modo, representa alguma coisa para alguém. Pode ser uma palavra, uma imagem, um gesto, um som, enfim, qualquer representação que signifique algo para uma outra mente

.
Símbolo: [Comunicação.]Figura ou forma não-verbal ou predominantemente visual.


Símbolo Gráfico: [Design.]Desenho característico destinado a funcionar como elemento de identidade visual de uma empresa, organização, produto, serviço ou evento. Pode ser abstrato ou figurativo.


Splash: [Design.]Forma gráfica para destacar vantagens ou características de produtos ou serviços em impressos e embalagens.


Suporte:Qualquer tipo de material – papel, cartão, plástico, madeira, vidro, tecido, fita, cortiça, couro, etc. – sobre o qual se registram informações (impressas, desenhadas, montadas, manuscritas, gravadas); o mesmo que base, elemento que sustenta alguma coisa.


Tag: [Design.]Tipo de etiqueta solta.


Tipo: [Tipogr.]Desenho de letras e algarismos formando um conjunto regido por propriedades visuais sistematizadas e consistentes.


Tipografia: [Tipogr.]Arte e processo de criação e/ou utilização de símbolos relacionados aos caracteres ortográficos (letras) e paraortográficos (algarismos, sinais de pontuação, etc) para fins de reprodução, independente do modo como foram criados (à mão livre, por meios mecânicos) ou reproduzidos (impressos em papel ou gravados em documento digital). A origem etimológica deste termo encontra-se na implantação da impressão por tipos móveis na Europa, a partir do século XV.


Trap/Trapping: [Art. Gráf.]Técnica de pré-impressão que utiliza a sobreposição de cores na periferia de imagens justapostas, garantindo registro na impressão.


Vinheta: [Design.]Pequena ilustração colocada em anúncio ou trabalho gráfico.

3 comentários:

simone disse...

Ola!
Não sei se foi problema de configuração, mas nao conseguimos ler , pois a fonte esta de cor branca.
??????
Mudar para uma cor legivel, talvez daria mais audiencia a sua pagina.
obrigada,

fabiano disse...

Oi Simone, valeu por ter avisado, arrumei....

André Ferreira disse...

Show! Este post!

Confira também a categoria Design no Blog Publicidade e Marketing, tem excelente conteúdo que pode ser útil para si Fabiano.

Obrigado e Bom trabalho!