19.10.10

PREENCHIMENTO DE MALHA - CORELDRAW X5

Oi gente, hoje vou colocar um tutorial bem simples e rápido.

Vou falar da Ferramenta Preenchimento de Malha do CorelDraw, porém, essa nova versão X5 tem uma novidade para essa ferramenta.

Antes a Malha não dava opção de aplicar uma transparência, agora isso é possivel.

Primeiro vou criar uma página de 150 x 50 mm, vou na Barra de Ferramentas e escolha a Ferramenta de Texto. Olhem essa figura abaixo.


Vou digitar CORELDRAW X5, se quiser pode escrever outra palavra.

Digitou ? Não ? Então digita logo.

Foi ? Ok.

Depois de digitar volta na Barra de Ferramentas e clica na Ferramenta de Seleção, é a primeira lá em cima.

Clica no texto que foi digitado e na Barra de Propriedades perto do local que você mexeu na medida da página tem tamanho de fonte, digita valor 45 e aperta ENTER. Agora aperta a tecla P, com isso você centraliza o texto na sua página.

Feito isso, olha essa imagem abaixo, você dará 2 cliques em cima dessa ferramenta marcada, essa é a Ferramenta Retângulo, com isso estaremos criando um retângulo em volta da minha página. Clicou ? Então preenche com qualquer cor, eu escolhi Vermelho. Sabe que para pintar ou preencher você vai na paleta ao lado onde tem diversos quadradinhos coloridos.

Preencheu né, então vai la no retângulo e com o botão direito do mouse clica em qualquer parte desse retângulo, vai aparecer uma janela, escolha Ordenar e clique por último em Para Frente da Página, o seu retângulo encobriu o texto.

Agora vamos aplicar a Ferramenta Malha.
Lá em baixo na Barra de Ferramentas encontraremos a última opção em ferramentas, clica no último botão, segura o clique e aparecerá essa janela como na figura abaixo.


Escolha Preenchimento de Malha e agora clique no Centro da página, se clicou e apareceu um ponto pequeno bem no centro selecione esse ponto, clicando em cima dele ou arrastando como se fosse fazer uma seleção em algum objeto. Pinte ou preencha de Branco, seu desenho vai ficar assim.

Ou seja, preenchemos aquele ponto, mas nosso texto que está escondido em baixo dessa caixa ainda não apareceu, até aqui não tem nada de mais, esse recurso já existia em outras versões do CorelDraw, mas como mencionei essa versão tem a Ferramenta Malha e com a opção de usar transparência.

Faremos isso agora.

Com a mesma Ferramenta de Malha selecionada clicaremos naquele ponto onde colocamos uma cor, e lá na Barra de Propriedades aparecerá esse botão que mostro na figura abaixo.


Essa é a transparência, basta escolher um valor para sua transparência, aqui escolhi 20.
Pronto basta ver o resultado.
Tranquilo né, agora vai da sua criatividade para elaborar novas formas para utilizar essa opção, aqui foi apenas uma apresentação.
Abraços.

2 comentários:

goreti disse...

obrigada por se dispor a dar orientações do uso dos programas foi otimo

fabiano disse...

Agradeço Goreti, volte mais vezes, abraço.