8.10.10

CORTE A LASER, AGILIDADE E QUALIDADE


Vocês conhecem a tecnologia de corte e gravação a laser? Pois é, existem máquinas que fazem esse trabalho, tratá-se de um processo onde não temos o contato de ferramentas ou peças para esse procedimento.

Máquinas com diversos tamanhos de corte liberam raio laser que em contato com o material faz o corte e gravação de acordo com seu projeto.
O interessante é que essas máquinas aceitam arquivos feitos em Cad, CorelDraw, Illustrator, geralmente projetos feitos a traço.

Algumas máquinas fazem o corte de acordo com as cores e a seqüência que você estabelece para sua arte, sendo assim terei mais velocidade, não perderei tempo com o corte, isso implica em menos tempo de uso de máquina e custo reduzido.  
O corte ou gravação a laser pode ser feito em diversos materiais, vidro, acrílico, mármore, madeira, plástico, tecido, aço e outros.

Uma das grandes vantagens em estar utilizando essa tecnologia é a qualidade para seu produto, muitas vezes ao utilizar outros meios como corte com serra de fita, ou mecanismos que seu processo de corte é uma lâmina ou serra, sempre teremos que dar um acabamento para tirar rebarbas, ou excessos que ficam nas extremidades das peças.
Com o laser sua peça sai quase acabada, encurtando o trabalho da produção.

Outras vantagens devem ser ditas, como, a precisão no corte, perda mínima de material, sem distorção, velocidade. Nos casos de gravação tem grandes vantagens, durabilidade e pode ser feito gravação em peças com superfícies irregulares.

Não quero abordar o processo de corte e gravação dessas máquinas, existem vários modelos e fabricantes, uns com mais potência, outros com maior espaço de mesa e assim vai.
Vou mostrar algumas peças que foram desenvolvidas pelo processo laser, tanto corte como gravação, é interessante, pois como disse anteriormente velocidade, qualidade são uns dos fatores que fazem muitas empresas optarem por esse processo.
Trabalhei durante anos criando e preparando arquivos para essas máquinas e ainda faço isso, sem querer me estender muito naquilo que fiz e faço, sempre curti demais essas máquinas, sempre gostei de ver o quanto elas valorizam os produtos, sem dizer na agilidade de produção.

Vou colocar alguns exemplos, espero que o texto tenha sido bem entendido por vocês, depois vou falar sobre o acrílico, como podemos explorar suas formas, também podemos cortá-lo no sistema laser, o quanto ele transforma o visual de qualquer ambiente e produto. Acrílico e laser fazem uma bela dupla.
Veja as fotos e se for o caso amplia para melhor visualizar.
Alguns desses projetos estive participando no desenvolvimento, outros eu memso que criei, espero que meus amigos e empresa que esteve envolvidos também não fiquem nervosos ou chateados por eu estar postando aqui.

Máquina de Corte Laser


 
Grande abraço
Fabiano Lima

48 comentários:

Wall Theodoro disse...

Bom dia
Sou ferramenteiro e gostaria de construir uma máquina desta.

Falta-me informações sobre o "canhão" de laser.

Tem algum material?

Sem mais

Walldemar
usicalc@hotmail.com

A. Carlos disse...

preciso de uma máquima de corte a laser para gabaritos em chapa de espessura 5 mm e um curso de corte de no máximo 600mm de comprimento e 300mm de largura.

GRATO
A. CARLOS.

FABIANO DE LIMA disse...

Boa tarde A. Carlos, mande para meu email o que você precisa, não consegui entender muito bem.

billa1000@gmail.com

Abs.
Fabiano Lima

MAQUE disse...

ola amigo eu trabalho com madeira com trofels, medalhas etc,e o meu trabalho é todo manual,levo muito tempo p cortar e dar acabamento alguns clientes ja me pediram para eu usar aclrilico eoutros materiais estou prtecisando muito de uma maquina dessas vc pode me ajudar? quero saber quanto custa se vc puder me de varios orçamentos. obrigado meuemail é maque.cativo@gmail.com

Fabiano de Lima disse...

Olá Maque, vou responder para você via email, indicar algumas empresas que fabricam máquinas de corte a laser. Eu não vendo, mas fica tranquilo que passo no seu email algumas informações.

Valeu pela visita.

João disse...

Ola FAbiano.
Gostaria de saber se vc podi me ajudar na hr de comprar uma maquinas a laser. Quais o detalhes que devo me prender, o tempo que dura esses canhões. Algumas dicas na hr de comprar uma maquina dessas.
Desde ja obrigado.

att. João Paulo.

jzpazian@hotmail.com

Fabiano de Lima disse...

João Paulo, entrarei em contato com você nesse email que deixou. abs.

carolina disse...

Oi Fabiano, achei interessante a máquina e gostaria de indicar para meu irmão que precisa aumentar o orçamento dele.Poderia me indicar onde acho para comprar a máquina
Muito obrigada, Carolina.

carolina disse...

meu email: carolina.reno@hotmail.com

Fabiano de Lima disse...

Oi Carolina, enviarei para seu email, abs. volte mais vezes no blog.

Samir disse...

Bom dia, gostaria de saber se esta máquina corta tecidos como tactel e uanto custa e prazo de entrega?

Att, Samir D. Pereira

Fabiano de Lima disse...

Samir, sei que a maioria delas corta e grava em tecidos, agora tactel não sei responder, em relação a prazo de entrega e custo somente com as empresas fabricantes. Infelizmente não vendo essas máquinas. Se preferir envia teu email para billa1000@gmail.com e passo para você algumas empresas que fabricam. Não trabalho para nenhuma delas, mas como gosto dessas máquinas por ter trabalhado um bom período com elas conheço algumas empresas desse segmento e posso te indicar algumas.

Abraços
Fabiano Lima

Anônimo disse...

gostaria de recortar papeis com corte a laser, qual a melhor maquina?

clarapedroso@yahoo.com.br

Fabiano de Lima disse...

Clara Pedroso, respondi no seu email...Obrigado pelo contato.

Mário disse...

Boa tarde. Muito proveitoso seu artigo sobre corte a laser.Em alguns topicos v. disse que poderia enviar onde podemos comprar uma maquina para nao arrepender depois. Poderia me enviar essas informações atraves do toninho3nos@hotmail.com.br ? Grato e coloquei se blog na lista de favoritos.

Fabiano de Lima disse...

Oi Mário, enviei algumas informações para seu email. Abraços e volte mais vezes.

Anônimo disse...

Olá, Fabiano.
Parabéns pelo artigo muito interessante.
Por favor, poderia enviar as informações sobre as máquinas para meu e-mail: papelesonhos@gmail.com

Fabiano de Lima disse...

Papel e sonhos enviarei info para seu email. Abraços.

VVander disse...

Ola Fabiano sempre trabalhei em grafica com meu pai agora decidi comprar uma maquina de corte a laser a um mês mais ou menos gostaria de orientações sobre onde oferecer meus serviço quais empresas posso me encaixar.

Anônimo disse...

Fabiano, boa noite, meu nome é Wendel e achei muito interessante a sua matéria, eu também gosto muito dessas máquinas e pretendo comprar uma para começar alguns projetos que tenho em mente, como já visto nos comentários acima, eu, como muita gente, não sabemos onde comprar essas máquinas e preços correspondentes a cada tipo de máquina, gostaria se possível, que me enviasse algumas informações para meu email, onde comprar, qual marca acha confiável essas coisas.

Desde já agradeço.
Wendel
Wendelcqmp@gmail.com

Grato.

Daiza Pinheiro disse...

oi fabio boa noite estou muito interessada em começar um novo negocio com mdf para festas na minha cidade poderia m ajudar na escolha da compra da maquina certa e mais em conta ...preá começar obgd

Anônimo disse...

ola amigo, li seu artigo e achei muito bom, estou interessado em adquirir uma maquina desta para trabalhar com mdf e acrilico gostaria de informações sobre marcas , as melhores, melhor preço, durabilidade, reposição de peças, etc.
Se vc puder me dar algumas dicas fico muito grato, pois não tenho conhecimento nenhum sobre essas
maquinas.

Desde ja agradeço

Wellington
vevconf@hotmail.com

Fabiano de Lima disse...

Wellington, mandei email para você..abraços

Anônimo disse...

Olá, preciso de cotações já faço projetos para corte a laser!

Hortência
hortencia_lira@yahoo.com.br
mimosdefestas@live.com

Hérica disse...

Olá Fabiano... Li seu texto, muito esclarecedor por sinal. Estou pretendendo iniciar um negocio com esse tipo de máquina, meu irmão já compra peças recortadas a laser para a fábrica de móveis dele. Gostaria que me ajudasse, se possivel, com fornecedores dessas maquinas e tbm onde comprar o material para corte (acrilico e outros, MDF já tenho fornecedor). Gostaria tbm que me indicasse algum curso para poder aproveitar melhor as possibilidades dessa maquina.
Desde já muito grata.
Hérica
email: hericall@gmail.com

David Leandro disse...

Olá Fabio estou a algun tempo quando entrar nesse ramo de MDF e acrílico e fiquei muito interessado em comprar uma maquina dessa existe algum curso de especificação para manuseio dessa maquina tem como vc me da uma luz PF
Att.
David Leandro
Email:dvdleandro@hotmail.com.com

Fabiano de Lima disse...

David Leandro, boa tarde e obrigado pela visita, desconheço algum curso voltado para manusear máquinas de corte laser. Mas quando você adquire uma acaba tendo um treinamento operacional básico. Mas posso garantir que não existe nada de complicado em utilizar tal equipamento.

Anônimo disse...

Bom dia,

Pode me informar qual tipo de curso adequado para quem quer manusear maquinas do tipo?
Me mande algumas escolas por email.
bruno100eu@hotmail.com

Desde já agradeço. Abraços.

Anônimo disse...

Bom dia tenho vontede de comprar uma maquina dessa para trabalhar com artesanato e comunicação visual mdf 3mm e acrilico até uns 10 mm. meu email fontes.v@terra.com.br Ricardo qual maquina vc indicaria

Celso França disse...

oi sou celso estou no ramo de artesanat em mdf principalmente kit igiênico bebe tudo em relação a gestante preciso adiquirir uma maquina qual modelo para corte até 20mm mdf ideia de preço tem algum contato com bnds ou finame prar nos orientar obrigado meu e-mail :
celmaqcelso@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, parabéns pelo blog! Sou técnico em química e gostaria de entender o processo de gravação a laser em si. Depois de criado o arquivo no corel como ele é colocado no vidro? Usa-se alguma resina e depois passa-se o laser por cima e gera a imagem? ou o próprio laser vai desenhando na superfície? Se for alguma resina (ou outra substância, qual seria?)
Desde já agradeço pela ajuda. Forte abraço e sucesso.
Acácio Silva operfumista@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, parabéns pelo blog! Sou técnico em química e gostaria de entender o processo de gravação a laser em si. Depois de criado o arquivo no corel como ele é colocado no vidro? Usa-se alguma resina e depois passa-se o laser por cima e gera a imagem? ou o próprio laser vai desenhando na superfície? Se for alguma resina (ou outra substância, qual seria?)
Desde já agradeço pela ajuda. Forte abraço e sucesso.
Acácio Silva operfumista@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, parabéns pelo blog! Sou técnico em química e gostaria de entender o processo de gravação a laser em si. Depois de criado o arquivo no corel como ele é colocado no vidro? Usa-se alguma resina e depois passa-se o laser por cima e gera a imagem? ou o próprio laser vai desenhando na superfície? Se for alguma resina (ou outra substância, qual seria?)
Desde já agradeço pela ajuda. Forte abraço e sucesso.
Acácio Silva operfumista@hotmail.com

Gleice Araújo disse...

Gostaria q me eviasse nome de máquina p quem quer começar e fornecedores... gueu.deo@hotmail.com

Juliana disse...

Olá,
Também gostaria de saber informações sobre a máquinas de corte a laser. Qual é a melhor para cortar tecido, feltro e MDF fino?
meu e-mail é julianajv@hotmail.com.
Muito obrigada pela ajuda
Juliana

Fabiano de Lima disse...

email enviado com informações pessoal..abraços.

Paulo Rocha disse...

Caro Fabiano, venho pesquisando essas máquinas há algum tempo para iniciar um novo negócio, mas tem informações que não encontro de jeito nenhum. Será que você poderia tentar me responder? Tem diferença de qualidade e durabilidade entre as nacionais e as chinesas? Como saber qual potência corta qual espessura? Se eu comprar uma máquina com 80w, depois posso trocar o laser para potências maior caso necessário? Qual melhor relação custo x benefício entre marcas e potência? Agradeço muito se puder me ajudar, e parabéns pelo blog.

Paulo Rocha - paulorocha.android@gmail.com

Anônimo disse...

Olá novamente Fabiano,
Não recebi o e-mail que você enviou com informações no dia 16/07/2014, ficaria muito grato se você o reenviasse. Sou o Acácio, técnico em química.
Agradeço desde já.
Acácio Silva
operfumista@hotmail.com

Bárbara Gomes disse...

Boa tarde, Fabiano!

Parabéns pelo artigo!

Estou interessada em adquirir uma máquina de corte a laser para trabalhar com MDF. Gostaria de informações sobre marcas, as melhores, melhores preços, durabilidade, reposição de peças, etc.
Se puder me dar algumas dicas ficarei muito grata!

Bárbara Gomes
barbaragomes87@gmail.com

Anônimo disse...

Ola Fabiano. Parabéns pelo seu blog. Aproveitando o comentário do Paulo Rocha, também estou a procura de mais informações sobre estas máquinas, pois pretendo adquirir uma para corte principalmente em MDF. Aí as dúvidas sobre potencia e também nacionais ou importadas. Se puder ajudar, fico muito grato. Um abraço! Cesar Bairro
e-mail: cesarbairro@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi. Muito bom seu artigo... queria q vc me enviasse informacoes sobre fornecedores. Gostaria q vc me enviassse os principais modelos... principalmente para tecidos, acrílicos e mdf de espessura fina. eulinomoreira@hotmail.com

Sonia Corrêa disse...

Gostaria de adquirir uma máquina de corte a laser para corte de moldes de feltro, para garantir melhor qualidade de acabamento em meus trabalhos,mas só tenho encontra máquinas de grande porte. Vc poderia me dar uma dica/sugestão?
Grata,

zumaq xktron disse...

Bom dia a todos do blog que por sinal é ótimo, represento a empresa zumaq que é especialista em máquinas laser para vários segmentos gostaria de tirar todas as dúvidas e passar detalhes dos produtos e falar sobre o mercado de máquinas laser portanto quem tiver dúvidas ou perguntas pode me encaminhar no meu e-mail kassio.marques@hotmail.com ou me ligar no (11)2324-3174

Gustavo disse...

Estou interessado em comprar uma máquina de corte a laser para MDF e acrilico, alguém pode me dar algumas dicas sobre as especificações que devo me ater.

Desde já obrigado.

DuFerreira01 disse...

Ola fabiano... Pretendo adquirir uma maquina de corte a laser. Poderia me instruir sobre qual o equipamento adequado.
Pretendo trabalhar com acrílico 15mm, mdf 20mm e metal até 3 mm.
Gostaria de informações sobre a maquinas q mais se adequá as minhas necessidades e onde posso encontrar fornecedores para suprimentos enestoque. Obrigado.

Emai: duferreira01@hotmail.com

DamiO disse...

Prezado Fabiano, bom dia.
Estou procurando uma maquina laser que tenha area de corte 120x90 e que corte acrilico 10mm e mdf 9mm voce poderia me indicar algum fabicante de confianca.
Obrigado.
damiao.jose@outlook.com

Lú Paixão disse...

Oi Fabiano...O seu blog é o melhor de todos...Parabéns !!!...
Estou pretendendo (a quase um ano) comprar uma máquina de corte a laser para mdf...A vários dias iniciei a minha pesquisa para entender e resolver qual comprar...não cheguei a conclusão alguma...laser, router, meu Deus quanta coisa a saber e o que fazer...rrrsss...
Quando entrei aqui ví um grande conhecedor e uma luz em meu caminho....Me ajuda por favor a encontrar um fornecedor e também decidir qual será a melhor...
Inicialmente pretendo utilizar apenas para mdf, pois já tenho a quem fornecer ... esta pessoa já faz caixas, mesas, kits em mdf, porém sem recorte algum...iremos fazer uma parceria... ACHO QUE ENCONTREI A PESSOA QUE VAI ME AJUDAR !!!... Brincadeiras a parte !!!...Pode me ajudar ??? lucienefmpaixao@brturbo.com.br
Abraço,
Luciene

Anônimo disse...

qual o urso para manusear uma maquina dessa?

como posso aprender?