14.12.10

OTIMIZANDO SEU ARQUIVO PARA CORTE A LASER

Uma das questões que enlouquece o operador ou o dono da empresa é em relação ao tempo de corte dos arquivos nas máquinas laser. E também o aproveitamento de chapas.

Não tenha duvida, quanto melhor ajustar meu arquivo, ganho tempo de corte e claro, maior produção, otimizando meu arquivo finalizo mais rápido e tenho mais tempo para colocar outros arquivos para corte.

Para um trabalho de corte em grande quantidade, onde vamos usar 20, 30 ou 100 chapas é aconselhada a otimização.

Vou procurar mostrar como fazer essa otimização, um passo a passo, usando o CorelDraw. Como eu disse no texto anterior faço meus planos de corte em cima do programa que conheço. E sempre deram certo, nunca aprendi nada sozinho, o aprendizado adquirido nas empresas com meus amigos é que me fizeram conhecedor de alguns truques “artifícios” para acelerar o processo de corte nas máquinas, podem existir outros meios, melhores que esse, mas sei que vou ajudar algumas pessoas.


Vamos ao que interessa.


Vou preparar um arquivo para corte no acrílico.

Imaginando que a área de corte da máquina é de 2500 x 1500  mm.

Vou utilizar uma chapa de acrílico com 1850 x 1250 mm.


Olha o desenho acima, representa  uma máquina e uma chapa.
Agora vem o desenho do meu projeto que se encaixará na chapa.


Esse material vou colocar dentro da chapa e analisar a melhor situação para corte.

Ficará desse jeito.


Para esse exemplo pouco me importa colocar quantidade de chapas a serem utilizadas ou quantidade de peças que serão cortadas.

A maneira que coloquei os arquivos na chapa podem causar muitos problemas, pois existe linha encostada em outra linha, imaginem esse corte como seria?

A máquina cortaria um retângulo e depois cortaria outro, fazendo duplo corte na mesma linha, perderia tempo, e também o tamanho final das minhas peças seriam alteradas e isso jamais pode acontecer.

Outra opção seria espaçar esses retângulos, deslocar um do outro uns 2 ou 3 milimetros para que o raio do laser não afete uma peça enquanto corta a outra.
Mas se eu for espaçar meu arquivo vou perder no aproveitamento da chapa, corro o risco de ter menos retângulos para corte, assim aumentando a quantidade de chapas.

Agora é que vem a otimização, algo que ganharemos tempo.

Então faria da seguinte maneira.

Permanecendo com meu arquivo colado uma ao outro, sem espaços, vou colocar linha guia em todas as peças, vertical e horizontal, dessa maneira.


Deleto todos os retângulos, só deixo linha guia e com a ferramenta mão livre vou fazer a otimização, farei como a imagem abaixo.
Clicando na sequência e assim além de otimizar a função de ordenar meu corte também estará sendo feito, a máquina vai seguir as linhas feitas na ordem.


Isso, fiz primeiro minhas linhas verticais e agora farei as linhas na horizontal.
Se meu último clique foi na ponta 12 conforme desenho acima, inicio minha linha horizontal na ponta 12.

Ficará assim nosso arquivo otimizado:



Pronto, arquivo otimizado em linhas, diferente daquele anterior onde tinha duas linhas coladas e a máquina passaria duas vezes no mesmo lugar. E além disso, ordenamos a sequência que o laser fará.

tranquilo?
Entendeu? Se não pode entrar em contato.

Abraço
Fabiano



4 comentários:

Evandro disse...

olhae q belo tutorial, faz tempo que estava a procura de algo parecido mas não encontrava.. pois equipamentos cnc tbm faz parte da vida dos aficcionados por tecnologia.. parabéns pela iniciativa :)

fabiano disse...

Obrigado Creative...abraços e volte sempre.

rubengiu disse...

Boa noite Fabiano! obrigado pelo tutorial!! minha pergunta é: tenhjo esses mesmos retangulos mas arredondados nas quinas, como faria essa otimização? desde ja agradeço pela ajuda! Ruben rubengiu@yahoo.com

fabiano disse...

Boa noite Ruben, então, tentarei fazer um tutorial e depois nos falamos, mas para adiantar alguma coisa, já fiz otimização para cantos arredondados, é um pouco mais demorado. Também pode ser feito do modo normal, somente espaçando os retângulos.