30.11.10

CORELDRAW: CADÊ A OPÇÃO TRATAR COMO PREENCHIMENTO?

Usuários de CorelDraw, para aqueles que acompanham o progresso desse software. Para aqueles que usam desde versões antigas como o 7...10...11...etc. E que agora estão com a versão CorelDraw X5, faço uma pergunta:

Onde foi parar a opção TRATAR COMO PREENCHIMENTO da Barra de Propriedades?

Sabem do que estou falando? Nas versões anteriores tinha essa opção, ou seja, imagine criar uma elipse sem preenchimento, só com o contorno padrão, pois bem, bastava clicar dentro dessa elipse para notarmos que estava vazio, sem preenchimento. Mesmo nossa elipse estando selecionada ao clicar no centro essa seleção desaparecia.

E agora na versão X5? Cadê essa opção, pois agora ao clicar dentro de um objeto vazio ele seleciona.

Quem sabe responder essa?

Sinceramente, eu não sei o que aconteceu.

Ajuda ae.





29.11.10

BOM DEMAIS.


Seria possível isso?

26.11.10

VIOLÊNCIA? CANSEI, QUERO TRANQUILIDADE


Chega de ficar vendo, ouvindo notícias sobre guerra, briga, tiro, morte.
Vou ficar olhando minhas imagens em baixa resolução que é bem melhor, rsrsrs.

Pelo menos relaxa, ficarei 3 dias aqui olhando para elas.

Tchau
Só besteira.

25.11.10

ALGUNS TERMOS USADOS POR GRÁFICAS / DESIGNERS

Arquivo Aberto: arquivo salvo no mesmo programa que desenvolvi o projeto.

Arquivo Fechado: arquivo salvo para uma impressora PostScript com todas as configurações de saída de filme, lineatura etc.

Bitmap: formato de arquivo gráfico formado por uma matriz de pontos. Ex.: TIFF, BMP.

Chapado: áreas em um impresso que imprimem 100% de uma cor determinada.

Cor Especial: tinta de cor diferente das cores de impressão básicas. Pode ser obtida com as misturas das tintas de impressão. Ex.: Ouro, Prata.

Fotolito: filme com o qual são gravadas as chapas de impressão. 

Imagem Vetorizada: forma de codificação de imagens através de vetores. Posso aumentar essa imagem que não perde qualidade. Descrição geométrica de uma figura por meio de coordenadas de pontos e curvas (vetores). Ex: IIlustrator e CorelDraw são programas vetoriais.

Linha-Guia: série de linhas horizontais e verticais que servem apenas como guias de posicionamento dos textos e imagens.

Lombada: é o dorso da publicação, onde se encontram os grampos, colagens ou costuras.

Lâmina: em impressão chamamos de lâmina o formato aberto do trabalho. Por exemplo: 4 páginas correspondem a uma lâmina de impressão (dobrada) com duas páginas na frente mais duas no verso.

Marca de corte: marcas especiais que indicam como o trabalho deverá ser cortado na gráfica, no processo de acabamento do material.

Offset: processo de impressão baseado em cilindros de borracha para transferência de tinta para o papel.

Overprint: impressão sobreposta. A cor em primeiro plano é impressa sem que a cor que está em segundo plano seja retirada.

Policromia: qualquer processo de impressão em que entram mais de três cores.

Refilar: aparar papéis antes e após a impressão, retirando os excessos ao formato final.

Registros: marcas coincidentes colocadas no fotolito para que haja encaixe perfeito no processo de impressão.

Sangria: toda imagem ou elemento sobressalente que ultrapassa as áreas de corte. Tem função de não deixar filetes no trabalho após realizado as etapas de cortes e dobras.


Bom, apesar de conhecer muitos desses termos as explicações não sairam da minha cabeça viu, copiei esses termos de alguns sites e resolvi postar aqui. Mas pelo que lí e percebi estão corretos.

Coloquei alguns, dentro de tantos termos que existem.

Para quem pretende fazer parte da área de criação ou trabalhar em gráfica, produção gráfica, etc. Esses termos sempre aparecem quando temos que enviar uma arte para gráfica, ou acompanhar um processo de impressão.

Pré impressão/impressão/pós impressão.

Bjo fui





PHOTOSHOP: VANISHING POINT

Olá, como vai? Pessoal, coloquei uns livros para vender, está na barra lateral desse blog, basta clicar e entrará uma página com os modelos.


Mais um tutorial para vocês.

Vanishing Point "Ponto de Fuga".

Com esse filtro do Photoshop posso criar/copiar itens de uma imagem e manter sua perspectiva ou também inserir texto em uma imagem que possa estar em perspectiva e esse texto se adequará a essa perspectiva.

Vamos ao que interessa.

Vou utilizar uma imagem e colocarei um texto em perspectiva.


Notem que essa prancheta está em perspectiva. Isso é uma prancheta? Não é?


Em seguida vou teclar CTRL + N, para criar um novo arquivo, com as seguintes dimensões da figura abaixo.



E nesse novo documento escolho a Ferramenta Horizontal Type Tool, e na barra superior da tela do Photoshop vou fazer como a imagem abaixo. Se não enxergar pode clicar na imagem para ampliar.


Coloco tamanho de fonte 24pt, a cor escolho um tom escuro, fonte Arial Bold e vou digitar “PHOTOSHOP”.

Depois de digitar vou na minha janela de layer e onde tenho a layer de texto seguro o CTRL e clico em cima dessa letra T para selecionar meu texto.



Com o texto selecionado aperto CTRL+C para copiar.

Voltarei para minha imagem da prancheta.

Criarei uma nova Layer.



Vou no Menu Filter e escolho Vanishing Point, espero abrir uma outra janela.

Agora escolho a segunda Ferramenta Create Plane Tool e vou fazer um contorno na parte branca da prancheta, como nessa imagem abaixo.

Para criar esse contorno clico em uma das pontas em branco e depois vou fazer o mesmo nas demais pontas da prancheta.


Depois selecione a Marquee Tool e clique e arraste dentro desse quadro, fazendo uma marcação.



Feito isso, vou apertar CTRL+V para aparecer aquele texto PHOTOSHOP que nós digitamos, lembra?

Pois bem, ele deverá aparecer nessa mesma janela do Vanishing Point, desse jeito.



Agora é só arrastar esse texto para dentro dessa marcação que foi feito e percebam que o texto acompanha a inclinação da nossa prancheta.

Se o texto ficou muito grande para a parte branca da nossa prancheta aperte CTRL+T e formate melhor esse texto para encaixar.




Legal né esse Vanishing Point.

Até mais.




24.11.10

ARRASTÃO, ATAQUES, HOSPITAIS..O QUE MAIS?

Ontem (23/11) o Profissão Repórter da Rede Globo mostrou um pouco do que o povão sofre na espera de atendimento nos hospitais públicos, lógico que isso não é segredo para mais ninguém. Mas o simples fato de estar mostrando já serve, serve para que? 

Toda vez é a mesma coisa, toda eleição a mesma promessa, todos os 4 anos de posse fica só na expectativa e os demais 4 anos também, ai se vão 20 anos, 30, 40. Muitos nem chegam a passar por tudo isso, caso da menina que mostrou ontem no Profissão Repórter, ela foi em 5 hospitais, sentindo dores e morreu.

Precisou de 5 hospitais e nenhum teve competência de ajudar, nenhum teve educação para atender. Foi constatado uma Trombose que tirou a vida dessa garota, que se fosse diagnosticado antes poderia estar viva.
Mas não, a falta de vontade em ajudar fez com que tão jovem perdesse a vida. Ainda assim existe uma lei aqui onde moro que se alguma pessoa desacatar um funcionário de hospital vai preso, não podemos nem reclamar mais.

E assim vida que vai, mas é verdade, tudo que acontece nos hospitais não é mais novidade, no particular existe a demora para marcar consultas. Só que no público tem gente que passa 12 horas para um atendimento de 3 minutos sem o profissional encostar a mão ou olhar no seu rosto.

Isso tudo vai virando uma bola de neve, até que a pessoa entra em um desespero total, xinga a  recepcionista, agride o médico e o pior, o familiar doente morrer. Sou contra toda forma de agressão, até essa dos hospitais com seus péssimos atendimentos.

E o Rio de Janeiro que vive uma eterna agressão diária, nossa, eterna agressão diária, está correta essa frase? Creio que sim. Agora os caras queimam os carros da população, sofre para pagar o carro e depois sai para passear e volta de busão, incendiado também.



Fotos: site Globo


Pouca vergonha, um Estado que sediara Os Jogos Olimpicos passando por isso, cadê o Governador do Rio, cadê o Prefeito, eles tem a obrigação de garantir a segurança do povão.

Ví uma imagem de uma mão segurando um papel branco com a frase "SOS PAZ". Esse papel e essa mão estavam dentro de um apartamento, essa pessoa com medo de sair na rua, assim estão os cariocas, medo de sair nas ruas. Ruas, praias, calçadas tão bonitas para se caminhar, com pessoas bonitas e simpáticas. Mas que precisam se esconder da bandidagem.

Uma pena tudo isso. Mas o Rio de Janeiro vai passar por essa fase.

E aqui em São Paulo, arrastão em condomínio de luxo, tudo moda, o tempo todo. Entram em bando, 10, 15, 20 e muitas vezes usam até as roupas da polícia. Aqui no meu bairro o assalto é constante, chega fim de ano piora. O difícil é ver resultado positivo e cada ano piora.



E o caso da menina de 15 anos que foi espancada pelos pais, tudo porque ela namorava escondida. Caraca meu, poderia ter conversado, instruido, alertado, educado, faltou palavras. Agora a garota morreu, não foi divulgado a causa da morte, mas o pai foi preso e a mãe internada em estado de choque.

Uma coisa puxa a outra, violência gera violência, agressão leva a morte.

Novos políticos, velhos políticos tem uma missão e não podem falhar mais, pelo jeito tudo que foi feito até agora não deu resultado, tudo vem piorando, cada vez mais famílias se acabando. 

Cansei.

Abraços.

 

ANIMANDO SUA FOTO


Vale a dica, quer dar uma animada na sua foto. Acessa esse site:


Faça o upload da foto ou se preferir clique na hora com sua webcam.

Aproveita e vota na enquete do meu blog na barra lateral ok.

Bjo.


22.11.10

COMPRAR PELA INTERNET





Então, poucos participaram da pesquisa sobre compras pela internet.
Minha pergunta: 

COMPRAS PELA INTERNET:
- Não confio, mas faço.
- Quero distância.
- Compro sem problemas.
- Já tive problemas.

Apenas 7 pessoas votaram, sendo que 4 escolheram a opção: COMPRO SEM PROBLEMAS e 3 escolheram a opção: NÃO CONFIO, MAS FAÇO.

Sou novato em fazer compras pela net, comecei esse ano, sempre tive medo, sempre imaginei que poderiam roubar meus dados bancários.

Mas deixei de lado esse medo e sinceramente acho interessante. Comprei alguns livros e dvd, chegaram rápido e o procedimento de comprar é bem simples. Claro que fiz minhas compras em site seguro, de confiança onde os dados são bem protegidos.

Acredito que a tendência é aumentar o número de pessoas fazendo compras on line, porém, vejo que em algumas situações temos que ir até a loja, supermercado, seja lá o que for adquirir. Ainda temos a necessidade de tocar um produto antes de comprar, nos sentimos mais confiantes em estar presente.

Mas conversando com alguns amigos muitos reclamam que fizeram algumas compras e alguns produtos não chegaram ou atrasou demais. Minha única queixa é que alguns valores cobrados acabam aumentando demais o preço final da mercadoria.

Comodidade, rapidez, segurança, esses são alguns pontos positivos que levam as pessoas a realizarem compras on line.

Até mais.




17.11.10

OBJETOS, PRODUTOS COM DESIGN DIFERENTE

Separei alguns objetos, produtos, acessórios com design diferente, segue também o site de alguns para que possam visitar e prestigiar o trabalho desses estúdios, designers.

Dá uma olhada nesses anéis feito de cimento e aço, único perigo é caso aconteça algum contato físico e sem dizer que deve ser pesado né.






______________________________

E esse Pendrive que show, feito em metal.



______________________________

Quer aumentar o som do seu iPhone? essa caixinha amplifica seu alto-falante. E ainda poupa uma graninha da conta de luz.






______________________________


Estilete perfeito para o corte de papéis.





Chega.
Tchau.


PHOTOSHOP: CONTENT-AWARE FILL

Sabe aquela viagem ou aquele passeio, que você está com a família, com a noiva, namorada? Ai você que tirar aquela foto para recordação e não vê a hora de chegar em casa para colocar no Orkut, Facebook ou no Twitpic para que todos possam ver?

E quando você faz aquela pose charmosa, se prepara um tempão para conseguir o melhor ângulo e vem um bando para atrapalhar, tipo aqueles que ficam de fundo ou aparecem de propósito só para irritar?

E depois que você olha para foto diz, caraca meu, essa seria a foto perfeita se não tivesse esse monte de gente atrás.

Pois bem, esse não é o meu caso, pois não é a foto perfeita, mas tem um povo de fundo e quero exclusividade, não quero eles ali.

Como vou tirar? Dificil.

Lembrei, tem o Photoshop, que faz milagres, cada vez melhor e maior.


Dicas para usuários da versão CS5.

Dessa foto vem minha dica para vocês. Por favor, não reparem nas Havaianas que seguro e nem na minha barriguinha, foco nas pessoas lá no fundo. Céu nublado em Praia Grande, mas quero tirar essas pessoas da minha foto.

CONTENT-AWARE FILL



O Content-Aware Fill é uma ferramenta poderosa do Photoshop que ajuda bastante na remoção de objetos, pessoas, detalhes indesejados em uma foto.

Vou fazer a limpeza e vocês verão que é bem simples.

Primeiro tenho minha foto.

Depois vou pegar a ferramenta Lasso Tool, essa da imagem abaixo.


Vou ampliar bastante minha imagem e chegar até o local daquela pessoa do lado esquerdo da foto.

Para ampliar bastante vou segurar a tecla CTRL e ficar apertando a tecla (+) "mais" de modo que o zoom seja satisfatório para enxergar bem essa pessoa ao lado.

Para mim ficou bom assim e já com a ferramenta Lasso Tool selecionado, clico e faço uma seleção ao redor dessa pessoa. Clico e arrasto até encontrar o início da minha seleção, ficará algo parecido com isso.



Depois dessa seleção vou clicar em EDIT e FILL, aparecerá essa janela.


Escolho Content-Aware, clico em OK e espero, o Photoshop fará a limpeza.
Se acontecer uma distorção em uma parte da imagem onde foi selecionado faço o mesmo procedimento até ajustar da maneiro que achar melhor.

Vou continuar a limpar minha imagem, pois do lado direito tem mais pessoas que precisam sair.


Nesse caso para ter um resultado mais interessante vou fazer seleção pessoa por pessoa, somente onde tem um homem e uma criança juntos é que será a mesma seleção.

Portanto, escolho a ferramenta Lasso Tool e seleciono a primeira pessoa da esquerda vou em EDIT escolho FILL e Content-Aware, clico em OK e tenho a área limpa. Faço o mesmo para a pessoa ao lado, mas ao invés de EDIT/FILL, posso depois da seleção apertar a tecla DELETE que a mesma janela FILL abrirá, ok?

Farei o mesmo para as outras pessoas e caso não fique bom a seleção, faço uma nova seleção em cima daquela parte a ser ajustada.

Minha foto agora sem as pessoas de fundo ficou assim.



Gostaram?
Então comenta, qualquer duvida estarei por aqui.

Abraços




16.11.10

BONS LIVROS - RECOMENDO

Leio bastante, ou lia bastante. Tenho tantos livros em casa, uns comecei e não finalizei outros encostados. Falta de tempo? Sem vontade? Sei lá, pode ser safadeza.

Adquiri o hábito de ler bem jovem e a cada livro novo ou usado que seguro nas mãos para ler sei que o tempo passa sendo bem aproveitado .

Vou indicar esses 2 de início, depois coloco mais alguns que gostei bastante.



A REVOLUÇÃO DOS BICHOS
De George Orwell

A Revolução dos Bichos, fábula de crítica ao totalitarismo, denuncia os caminhos distorcidos do poder ilimitado. De 1945. Animais se revoltam contra os homens, uma viagem maluca, porco, cachorro, galinha, cavalo, todos esses e muitos outros. Vale a pena ler, gostei tanto que comprei um DVD, mas não curti o filme, sou mais a leitura.



______________________________



CRIAÇÃO VISUAL E MULTIMÍDIA
De João Vicente Cegato Bertomeu (Org.)

Feito com a colaboração de profissionais e professores de diversas áreas que compartilharam seus conhecimentos. Abordaram assuntos variados do processo criativo. Indicado para aqueles que buscam ampliar as possibilidades de conhecer e fazer criação.

O livro aborda:

- Criatividade e processos de criação na comunicação e a linguagem gráfica;
- Arte e criação visual;
- Fotografia;
- Tecnologias: internet, multimídia, hipermídia;
- Direção de arte;
- Design gráfico;
- Processos de criação nas mídias;
- Criação - foco da aprendizagem;
- Planejamento de comunicação;
- Bases psicológicas da criação publicitária visual;
- Arte moderna e contemporânea.




Até mais.




12.11.10

PESQUISA: RESULTADO




A profissão de Designer Gráfico aumenta, aumenta e aumenta, cada dia novos profissionais ou não profissionais aparecem no mercado, muitos com conhecimento altíssimo, que empregam uma boa parte do seu tempo estudando, participando de palestras e se fortalecendo com cursos.

Outros limitados, às vezes por não ter verba para investir na própria carreira ou por falta de respeito pela profissão, para esses aventureiros que não respeitam não tem vaga, o Designer Gráfico tem que ser sério no seu aprendizado, quanto mais se qualificar mais valorizados seremos.

Esse texto não é para ficar falando daquilo que se deve fazer, mas acredito que todos concordam que estudar é fundamental e para o Designer o conhecimento do software e indispensável.

Adobe, Autodesk, Corel, etc.

Grandes empresas que faturam uma nota preta com suas tecnologias, dindim que também vem do seu bolso, que se preocupa em estar aprendendo, se atualizando e adquirindo os softwares Pode acreditar que esse dinheiro que você investe acaba sendo pouco com todo o retorno que você pode ter futuramente.

Bom, falei demais, isso tudo é para falar da nossa pesquisa. Escolhi 5 softwares dentro de tantos outros que auxiliam os designers nas suas criações.

Essa pesquisa dava a oportunidade de escolher mais de uma opção.

Temos:

ADOBE: Photoshop, Illustrator e Indesign.
AUTODESK: 3ds Max.
COREL: CorelDraw

E nossa pergunta.


QUAL PROGRAMA “SOFTWARE” VOCÊ USA?

PHOTOSHOP
ILLUSTRATOR
INDESIGN
3DS MAX
CORELDRAW


Das 14 pessoas que participaram o resultado foi:

PHOTOSHOP: 7 votos
ILLUSTRATOR:  2 votos
INDESIGN: 1 voto
3DS MAX: 0 voto
CORELDRAW: 9 votos


Todos sabem que o Photoshop é fundamental, sem ele seria difícil a vida do designer, para muitos sem ele não existiria o designer.
Illustrator cada vez mais ganhando forças no mercado, tem muitas qualidades, também fácil de manusear. E o que conta também é a questão de fazer parte do pacote da Adobe.
Indesign, para diagramação é o que tem de melhor.
3ds Max, indispensável para seus projetos 3D.
CorelDraw, um dos mais conhecidos, fácil de trabalhar, muitas gráficas não vivem sem essa ferramenta, muitos odeiam, muitos o amam.

Até mais
Fabiano



11.11.10

SAUDADES

Meu, foram os 4 anos mais felizes e bem aproveitados da minha vida, claro que quero outros 4, 6, 10, 20, 30 anos pela frente bem aproveitados também. Conhecendo pessoas maravilhosas, aprendendo, vivendo.

Sinto uma baita saudade de tudo isso, sinto falta do corredor da faculdade, falta dos laboratórios, falta da sala de aula, dos amigos, professores, da voz dos professores, do estresse diário, dos trabalhos e provas, tudo que fez parte dos 4 anos de faculdade, hoje em especial, nesse dia sinto tanta falta.

Só lembranças, boas lembranças, espero um dia poder reencontrar não todos, mas uma boa parte dos amigos daquele período.

Peço licença ao mestre que elaborou esse vídeo para publicar aqui.

Beijo para todos meus amigos do Centro Universitário FIEO - Osasco - Formandos 2007 - Publicidade e Propaganda.




10.11.10

CORELDRAW: PINCEL PERSONALIZADO

Mais um tutorial que vai ajudar os amantes do CorelDraw. 

Vamos criar Pincel, bem simples e não perderemos muito tempo.

Use da sua criatividade e após salvar o pincel que você criou ele permanecerá nas suas opções de Mídia Artística.

Então vamos começar.

Pode criar um novo documento no formato A4. selecione a Ferramenta Mão Livre. Vou fazer e depois que vocês aprenderem pode inventar outras formas, com outras ferramentas.

Faça uma forma parecida com a que vocês estão vendo na figura abaixo. Depois aperte a tecla F12 e coloque um contorno de 2mm.



Depois de fazer como foi solicitado acima, clique em OK.

Selecione a Ferramenta de Seleção, a primeira lá em cima do lado esquerdo na Barra de Ferramentas. Se não estiver selecionado clique em cima da linha que você criou.

É preciso fazer várias cópias dessa linha e deslocar as mesmas de modo que fique por cima das demais, para isso, ou você aperta a tecla "+" do seu teclado ou CTRL+C/CTRL+V para fazer as cópias, para deslocar clique e arraste com a própria Ferramenta de Seleção.

Quero uma forma parecida com essa abaixo.





Você pode para dar um visual bem mais interessante fazendo essas linhas com cores diferentes. Mas para esse exemplo ficará assim, o importante é vocês aprenderem.

Pronto gente, esses dois passos foram os mais difíceis, agora basta salvar e teremos nosso pincel personalizado.

Na sua Barra de Ferramentas escolha a opção Mídia Artística, como a figura abaixo.


Feito a escolha por Mídia Artística,não esqueça de deixar suas linhas selecionadas, todas elas. 

E notem que na Barra de Propriedades aparecerá a opção de salvar.

Igual essa aqui.



Clique em Salvar e automaticamente abrirá uma janela com o local certo para salvar seu pincel, caso não abrir essa janela, procure em seu computador por CorelDraw Graphics Suite X5 / Draw / CustomMediaStrokes, escolha um nome e basta salvar.

Em Mídia Artística automaticamente será criada uma pasta chamada Personalizado e seu pincel ficará lá dentro.

Agora fé na sua criatividade e faça outros pinceis, acredito que eles poderão ser bem úteis para seu trabalho.

Até mais



APRESENTAÇÃO TCC - CENTRO UNIVERSITÁRIO FIEO



Indico, vale muito a pena assistir a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Fieo.

Já passei por isso e sei que os professores exigem o máximo dos alunos, para que todos tenham trabalhos impactantes e com tanto conhecimento adquirido no período acadêmico a galera nesse momento está com a cabeça cheia de ideias para arrebentar nos trabalhos.

A maioria dos trabalhos são fantásticos, acompanhei um dos grupos no desenvolvimento das peças de criação e promete muito.

Eu não vou perder, estarei lá com certeza.

Fica a dica para aqueles que curtem Comunicação/Publicidade de primeira.

Local: Centro Universitário Fieo
Avenida Franz Voegeli, 300 - Vila Yara - Osasco