23.12.10

CURSO DE CORELDRAW E PHOTOSHOP

Boa tarde, muita correria ultimamente, não reclamo, e aproveitando para divulgar novos projetos para 2011. 

Aproveito para agradecer a ENG DTP e Multimidia por ter me chamado para aulas de CorelDraw dos dias 20 e 21 de Dezembro.

Esses cartazes são para os cursos no Centro Universitário FIEO em Osasco.

Qualquer outra informação acessem o link abaixo.

http://colossus2.fieo.br/extensao/


14.12.10

SELEÇÃO DE ALGUNS SITES QUE CURTO

Dentre tantos sites de agências de publicidade, comunicação que gosto, selecionei alguns, todos do Brasil, ou com residência em nosso país. Tirando o site Septime, não brasileiro, mas que também é show de bola.

Naveguem.


www.contexto.com.br

http://www.septime-creation.com/

http://www.brandworks.com.br/

http://www.borghierhlowe.com.br/

http://neogamabbh.com.br/





OTIMIZANDO SEU ARQUIVO PARA CORTE A LASER

Uma das questões que enlouquece o operador ou o dono da empresa é em relação ao tempo de corte dos arquivos nas máquinas laser. E também o aproveitamento de chapas.

Não tenha duvida, quanto melhor ajustar meu arquivo, ganho tempo de corte e claro, maior produção, otimizando meu arquivo finalizo mais rápido e tenho mais tempo para colocar outros arquivos para corte.

Para um trabalho de corte em grande quantidade, onde vamos usar 20, 30 ou 100 chapas é aconselhada a otimização.

Vou procurar mostrar como fazer essa otimização, um passo a passo, usando o CorelDraw. Como eu disse no texto anterior faço meus planos de corte em cima do programa que conheço. E sempre deram certo, nunca aprendi nada sozinho, o aprendizado adquirido nas empresas com meus amigos é que me fizeram conhecedor de alguns truques “artifícios” para acelerar o processo de corte nas máquinas, podem existir outros meios, melhores que esse, mas sei que vou ajudar algumas pessoas.


Vamos ao que interessa.


Vou preparar um arquivo para corte no acrílico.

Imaginando que a área de corte da máquina é de 2500 x 1500  mm.

Vou utilizar uma chapa de acrílico com 1850 x 1250 mm.


Olha o desenho acima, representa  uma máquina e uma chapa.
Agora vem o desenho do meu projeto que se encaixará na chapa.


Esse material vou colocar dentro da chapa e analisar a melhor situação para corte.

Ficará desse jeito.


Para esse exemplo pouco me importa colocar quantidade de chapas a serem utilizadas ou quantidade de peças que serão cortadas.

A maneira que coloquei os arquivos na chapa podem causar muitos problemas, pois existe linha encostada em outra linha, imaginem esse corte como seria?

A máquina cortaria um retângulo e depois cortaria outro, fazendo duplo corte na mesma linha, perderia tempo, e também o tamanho final das minhas peças seriam alteradas e isso jamais pode acontecer.

Outra opção seria espaçar esses retângulos, deslocar um do outro uns 2 ou 3 milimetros para que o raio do laser não afete uma peça enquanto corta a outra.
Mas se eu for espaçar meu arquivo vou perder no aproveitamento da chapa, corro o risco de ter menos retângulos para corte, assim aumentando a quantidade de chapas.

Agora é que vem a otimização, algo que ganharemos tempo.

Então faria da seguinte maneira.

Permanecendo com meu arquivo colado uma ao outro, sem espaços, vou colocar linha guia em todas as peças, vertical e horizontal, dessa maneira.


Deleto todos os retângulos, só deixo linha guia e com a ferramenta mão livre vou fazer a otimização, farei como a imagem abaixo.
Clicando na sequência e assim além de otimizar a função de ordenar meu corte também estará sendo feito, a máquina vai seguir as linhas feitas na ordem.


Isso, fiz primeiro minhas linhas verticais e agora farei as linhas na horizontal.
Se meu último clique foi na ponta 12 conforme desenho acima, inicio minha linha horizontal na ponta 12.

Ficará assim nosso arquivo otimizado:



Pronto, arquivo otimizado em linhas, diferente daquele anterior onde tinha duas linhas coladas e a máquina passaria duas vezes no mesmo lugar. E além disso, ordenamos a sequência que o laser fará.

tranquilo?
Entendeu? Se não pode entrar em contato.

Abraço
Fabiano



COMO OBTER O REGISTRO PROFISSIONAL DE PUBLICITÁRIO

Olá pessoal, texto tirado de 

http://www.vitrinepublicitaria.net

Informação importante para meus amigos que se formaram em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. E em geral aqueles que não sabiam dessa.


Segue texto.


Um dos temas que mais gera dúvidas entre os publicitários recém-formados é sobre como tirar o registro profissional, o mesmo exigido em concursos públicos e por algumas empresas.

Antes de explicar como proceder para tirá-lo, acho importante destacar um ponto: ao contrário do que muitos imaginam, a profissão de publicitário é sim regulamentada pela lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965. 

O que não existe é um Conselho a nível federal, a exemplo do que acontece em outras profissões como Medicina, Engenharia, etc, capaz de fiscalizar e exigir o diploma de publicitário para o exercício da profissão. Da forma atual, qualquer um pode "estar como publicitário". Caso queira se aprofundar neste assunto, sugiro ler um artigo escrito pela publicitária Isadora Sabino clicando aqui.


Voltando ao tema principal, como profissão regulamentada, os profissionais de Publicidade e Propaganda - assim como os Agenciadores de Propaganda - têm o direito de requerer junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, através das Delegacias Regionais do Trabalho, o seu registro profisional. A finalidade do registro é garantir que os profissionais da categoria atendam aos requisitos legais de exercício da profissão.

Como obter o Registro Profissional de Publicitário - DRT


Para requerer o seu registro, separe os seguintes documentos (original + cópia):

- Cédula de Identidade (RG)
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) + cópia da parte da foto e verso
- PIS (se tiver)
- Diploma original de Curso de Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda reconhecido na forma da Lei

- OBS: As cópias devem ser frente e verso


De posse dos documentos, compareça a qualquer Delegacia Regional do Trabalho (órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego). 

Para saber a DRT mais próxima de sua residência, consulte no site do MTE:

www.mte.gov.br. 

No canto inferior à direita da página, selecione a UF do seu Estado.

Ao chegar, informe-se na recepção sobre "onde tirar o DRT". A atendente lhe encaminhará para um local onde você irá preencher e assinar um requerimento, e logo depois protocolá-lo. Você irá receber um comprovante e deverá retornar em aproximadamente 30 dias para pegar o registro definitivo.

Isso é tudo! Após ser atendido, todo o processo não demora mais do que 10 minutos, e é gratuito!. Vale a pena ter o seu registro. Além de ser uma forma de proteção legal da sua profissão, nunca se sabe quando poderá precisar dele.


Boa sorte!


Caso queira saber mais informações, consulte o site do Ministério do Trabalho e Emprego: www.mte.gov.br



VÍDEO: MUITO BEM PRODUZIDO, EMOCIONANTE.

Não preciso comentar nada, basta assistir.

Comunicação.


13.12.10

FOTOS ALTERADAS








Sem ter o que fazer, cansado.

VÍDEO: ATENÇÃO CRIATIVOS, ESSE É PARA VOCÊS.

Horas, dias de muito trabalho, suor, nervoso, pensa, pensa, pensa e nada. Quando menos espera surge aquela ideia que vai impactar. Aí, ai assiste.

Muito bom.

VÍDEO: ESTÚPIDA



Esse vídeo é um dos meus favoritos. Estúpida.

E depois vota na pesquisa ok.

7.12.10

MÚSICA DO GÁS

Podem me chamar de chato, louco, rs. 

Mas não gosto da música dos caminhões de gás, todas as músicas são péssimas. Pior que toda vez que passa na minha rua o caminhão sempre para na porta de casa com o som ligado, sem maldades, mas não curto. 

Está ai para vocês, ainda vou encontrar outras e coloco aqui.

Nada contra a empresa, nada contra o entregador nem com o cara que gravou esse vídeo que não tenho a mínima ideia de quem seja.


VÍDEO: VOCÊS LEMBRAM DESSE?


Sinceridade, vocês se lembram desse vídeo?

3.12.10

TRABALHOS: KAUÊ RODRIGUES

E ai galera, ontem coloquei um vídeo da Silvia que fez Photoshop comigo, vídeo bom demais da agência dela.


E hoje vou colocar duas criações do Kauê Rodrigues, aluno do Centro Universitário FIEO - Design Digital, fez Photoshop comigo também, esses dois trabalhos feitos por ele na agência em que trabalha.


Ficaram bons também, valeu Kauê.


Programa utilizado: PHOTOSHOP.







Valeu

2.12.10

ENVIAR UM ARQUIVO PARA MÁQUINA DE CORTE E GRAVAÇÃO A LASER

Resolvi escrever esse texto/tutorial, pois muitas pessoas que trabalham ou estão começando a trabalhar com máquinas de corte e gravação a laser me ligam, mandam email, pois sabem que trabalho e passei por empresas que também utilizam da tecnologia de corte e gravação a laser.

E muitas vezes eles enviam duvidas, simples de serem resolvidas, umas com o intuito de agilizar seu processo de corte e claro algumas duvidas que também não sei responder. Já escrevi aqui sobre máquinas de corte e gravação a laser e também já falei sobre o acrílico, basta procurar no blog que encontrarão.

Vou explicar como se faz para enviar um arquivo para que essas máquinas a laser possam cortar ou gravar. Explicarei do meu jeito e em cima daquilo que conheço e das máquinas que conheço, espero que possa ser útil para vocês.

Antes de tudo, tenho um arquivo que precisa ser desenvolvido ou trabalhado para corte/gravação, vou usar software “programas” para preparar esse arquivo. Pode ser o CorelDraw, Illustrator, Cad, menciono esses pois os conheço e já peguei arquivos do Cad que tinha que ser trabalhado no Corel. Pois um círculo não estava perfeito ou porque tinha muitos “nós”.

Pois bem, vou mostrar um caso no CorelDraw para preparar um arquivo:

Um arquivo ou peça/produto chegando para ser redesenhada “vetorizada”.

1 – MEU CLIENTE TEM UMA PEÇA NA MÃO QUE PRECISA SER VETORIZADA.

Vamos imaginar que um cliente chega com um pedaço de 8x8 cm num formato de espelho, e ele quer fazer idêntico, reproduzir vários naquele formato. Para enviar esse espelho para corte ele precisa ser vetorizado.

Estou dando esse exemplo sendo vetorizado, pois se fosse para criar o arquivo seria preciso ter o projeto do mesmo e nele teria todas as cotas, coordenadas, etc.

Então vou colocar esse espelho no escaner, escaneio e vou abrir ou importar no CorelDraw.

Aqui está o espelho escaneado e aberto no Corel.



Daquelas máquinas que trabalhei preparando os arquivos ou operando o equipamento nenhuma delas aceitava uma imagem Jpeg/Tiff para ser feito o corte. Então, quando escaneamos uma peça e levamos para o Corel ele vai estar em formato de imagem.

Agora vem seu conhecimento no Corel para redesenhar essa imagem e para isso usamos a Ferramenta Bézier e é feito o contorno simulando o espelho.

Ferramenta Bézier, e notem como estou fazendo o contorno:



Porque redesenhar? Porque as máquinas fazem a leitura de arquivos EPS, DXF, DWG, são esses que conheço.

Então quando vetorizo uma imagem salvo em CDR para manter meu formato de arquivo nativo do programa e quando for para enviá-lo para corte exporto em uma dessas extensões que mencionei acima.

Depois de vetorizado ficará assim:




Reparem que vetorizei com a Ferramenta Bézier e deixei somente o contorno, não esqueça de deixar em espessura mínima esse contorno e sem preenchimento.

Beleza, agora vamos exportar esse arquivo.

Então no CorelDraw clico em Menu Arquivo/Exportar aparecerá essa janela:



Colocarei um nome de arquivo e escolho em Tipo: EPS.

Clico em Exportar e vem essa janela agora:



Seleciono curvas e pronto clico OK.

Já tenho meu arquivo pronto para enviar para máquina, só que agora ao abrir o programa da sua máquina é você que sabe qual procedimento tomar, multiplicidade, velocidade de corte, sequência de corte e outras coisas mais é o seu programa que vai auxiliar. A parte do Corel foi feita, poderíamos até ter feito a multiplicidade e sequência de corte com ele, depende de você e da sua habilidade com os programas.

Na parte de exportar, você tem que saber qual extensão sua máquina entende, se é EPS, DXF, DWG ou outro.

Esse é um caso, redesenho uma peça, exporto e abro no meu programa da máquina, algumas máquinas possibilitam que o arquivo seja cortado direto do CorelDraw, particularmente prefiro assim, ganhamos tempo e acho mais fácil também.

E também, a sequência de corte pode ser feito pela cor de contorno e a disposição que foi feito sua multiplicidade.

Exemplo para cortes e gravação em acrílico, mdf e outros substratos.


VÍDEO: FEITO PELA KRAM COMUNICAÇÃO E DESIGN



Olha esse vídeo. Para a produção dele foi usado vários softwares e muitos motions graphics.

KRAM COMUNICAÇÃO E DESIGN é um grupo formado no Centro Universitário FIEO - Design Digital.

Vídeo feito para o interdisciplinar 6 semestre.

Enviado pela Sílvia Prates e se eu não estiver enganado fez Photoshop comigo na FIEO. Sabe como é, cabeça difícil para lembrar de todos.

Ficou muito bom.

Quem quiser acompanhar também vai lá no Youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=JqVxJ6aaGg4

Até mais.

1.12.10

PHOTOSHOP: QUERENDO BOMBAR NESSE VERÃO?



Fim de ano gente, precisa estar com aquele corpo sarado, saradão. Difícil? Difícil nada.

Venha para academia do Photoshop e conheça nosso método Liquify, em minutos você ficará com o corpo desejado.

Besteira né, deixa pra lá.

Recurso do Photoshop chamado Liquify, show.

PESQUISA F/NAZCA: A INTERNET NO BRASIL

Ótima pesquisa feita pela Agência F/Nazca Saatchi & Saatchi sobre a internet no Brasil.

Entre aqueles com mais de 12 anos, 54% costumam acessar a internet, isto é, 81,3 milhões de pessoas.

Principal local de acesso é a lan house, com 31%, seguido da própria casa, com 27%, e da casa de parente de amigos, com 25%. 

Eles também são os que mais tempo passam conectados em cada acesso – em média 3 horas por dia – e os que mais costumam postar conteúdo de própria autoria, 57%, sendo que 30% para se relacionar, principalmente pelo Orkut (40%) e pelo MSN (32%).

Veja a pesquisa nos links abaixo. Copie e cole no seu navegador.
Tudo isso extraído do site da F/NAZCA.


http://www.fnazca.com.br/index.php/2010/11/29/brasil-tem-813-milhoes-de-internautas-em-acao/

http://www.fnazca.com.br/wp-content/uploads/2010/11/fradar-7.pdf