17.11.10

PHOTOSHOP: CONTENT-AWARE FILL

Sabe aquela viagem ou aquele passeio, que você está com a família, com a noiva, namorada? Ai você que tirar aquela foto para recordação e não vê a hora de chegar em casa para colocar no Orkut, Facebook ou no Twitpic para que todos possam ver?

E quando você faz aquela pose charmosa, se prepara um tempão para conseguir o melhor ângulo e vem um bando para atrapalhar, tipo aqueles que ficam de fundo ou aparecem de propósito só para irritar?

E depois que você olha para foto diz, caraca meu, essa seria a foto perfeita se não tivesse esse monte de gente atrás.

Pois bem, esse não é o meu caso, pois não é a foto perfeita, mas tem um povo de fundo e quero exclusividade, não quero eles ali.

Como vou tirar? Dificil.

Lembrei, tem o Photoshop, que faz milagres, cada vez melhor e maior.


Dicas para usuários da versão CS5.

Dessa foto vem minha dica para vocês. Por favor, não reparem nas Havaianas que seguro e nem na minha barriguinha, foco nas pessoas lá no fundo. Céu nublado em Praia Grande, mas quero tirar essas pessoas da minha foto.

CONTENT-AWARE FILL



O Content-Aware Fill é uma ferramenta poderosa do Photoshop que ajuda bastante na remoção de objetos, pessoas, detalhes indesejados em uma foto.

Vou fazer a limpeza e vocês verão que é bem simples.

Primeiro tenho minha foto.

Depois vou pegar a ferramenta Lasso Tool, essa da imagem abaixo.


Vou ampliar bastante minha imagem e chegar até o local daquela pessoa do lado esquerdo da foto.

Para ampliar bastante vou segurar a tecla CTRL e ficar apertando a tecla (+) "mais" de modo que o zoom seja satisfatório para enxergar bem essa pessoa ao lado.

Para mim ficou bom assim e já com a ferramenta Lasso Tool selecionado, clico e faço uma seleção ao redor dessa pessoa. Clico e arrasto até encontrar o início da minha seleção, ficará algo parecido com isso.



Depois dessa seleção vou clicar em EDIT e FILL, aparecerá essa janela.


Escolho Content-Aware, clico em OK e espero, o Photoshop fará a limpeza.
Se acontecer uma distorção em uma parte da imagem onde foi selecionado faço o mesmo procedimento até ajustar da maneiro que achar melhor.

Vou continuar a limpar minha imagem, pois do lado direito tem mais pessoas que precisam sair.


Nesse caso para ter um resultado mais interessante vou fazer seleção pessoa por pessoa, somente onde tem um homem e uma criança juntos é que será a mesma seleção.

Portanto, escolho a ferramenta Lasso Tool e seleciono a primeira pessoa da esquerda vou em EDIT escolho FILL e Content-Aware, clico em OK e tenho a área limpa. Faço o mesmo para a pessoa ao lado, mas ao invés de EDIT/FILL, posso depois da seleção apertar a tecla DELETE que a mesma janela FILL abrirá, ok?

Farei o mesmo para as outras pessoas e caso não fique bom a seleção, faço uma nova seleção em cima daquela parte a ser ajustada.

Minha foto agora sem as pessoas de fundo ficou assim.



Gostaram?
Então comenta, qualquer duvida estarei por aqui.

Abraços




2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom... adorei...estou querendo aprender, uma dica - começo, 1o passo? quero um professor, abçs, Lia

fabiano disse...

Oi Lia, fico feliz pelo seu comentário, acompanhe que sempre estou atualizando.