9.3.11

CORELDRAW: FERRAMENTA DIMENSÃO

Para quem trabalha com desenvolvimento de peças técnicas sabe o quanto é importante o uso da medida exata para seus projetos. Não pode apenas desenvolver uma peça, tem que especificar todas as cotas e com isso teremos 90% de ter nosso projeto bem entendido e bem finalizado. Mas o que vou mostrar é apenas um detalhe, claro que envolve outras situações para o desenvolvimento de uma peça técnica, mas não vou abordar tudo e sim uma ferramenta que tem no CorelDraw que serve para colocar cotas em peças.

Vamos então entender um pouco da Ferramenta Dimensão

Tenho uma peça simples, desenvolvida no CorelDraw e preciso mostrar suas medidas para um cliente, operador de máquina de corte, seja lá o que for, tenho que afirmar que minha peça tem uma medida e precisa ser respeitada. 

Essa é minha peça:




Agora vou utilizar a Ferramenta Dimensão para colocar as medidas reais.

Para isso vou na Barra de Ferramentas e escolho Ferramenta de Dimensão



Dentro dessas opções encontraremos a Dimensão Horizontal ou Vertical, com ela vou clicar em uma das pontas dessa peça e arrasto até uma outra ponta onde tenho que pegar essa medida, solto o botão do mouse, levo o mouse para o centro dessa linha que foi criada e dou um clique.

Então o passo é assim, clico em cima de uma ponta, arrasto o mouse até outra ponta, solto o dedo do botão, levo o mouse para o centro da linha criada e dou um clique. Simples.

Depois de fazer todos os lados que preciso minha peça ficará dessa maneira.



Basta, só isso por enquanto.
.
.
.
.

5 comentários:

P. Allef disse...

Cara, a minha ferramenta deixou de aparecer a medição (os números). O que posso fazer?

Administrador Geral disse...

As vezes é pq sua arte é muito grande e você não consegue visualizar os números, ou você alterou as formas que eles são mostrados, ou a cor. Ao clicar na ferramenta dimensão, lá em cima tem algumas opções que podem lhe ajudar.

Davi disse...

Qual é a tecla dee atalho?

Unknown disse...

O ÍCONE FERRAMENTA MEDIDA SUMIU DA ÁREA DE TRABALHO, ALÍ NAS FERRAMENTAS À DIREITA NA TELA. COMO FAÇO PRA COLOCAR DE VOLTA?
NÃO ACHO NENHUM ATALHO

Sirlene Matte disse...

Tenho a versão Standard... não encontrei a ferramenta dimensão para ativa-la... não tem essa opção nessa versão do Corel?