17.5.11

VETOR E BITMAP

Vetor

O CorelDraw e o Illustrator criam vetores “formas vetoriais” e essas são compostas por pontos “nós” e conectadas por linhas, podem ser redimensionadas sem perder qualidade. Posso alterar seu formato, mexer em suas curvas através dos pontos e linhas, ou seja, cada linha “vetor” é composta por pontos “nós” e cada “nó” tem alças na qual posso manipular.
Altero a cor das linhas e seu conteúdo interno, dessa maneira posso utilizar esses vetores sem medo de perder nitidez. Uma amostra disso são os cliparts, desenhos, figuras vetoriais que podem ser editadas, trocar suas cores, eliminar elementos, modificar suas formas e sua qualidade será sempre mantida.

Veja essa imagem abaixo temos duas linhas conectadas por “nó”.






Bitmap

Bitmap, ou mapa de bits, são imagens compostas por pixels ou pontos. Quando ampliamos várias vezes uma foto podemos notar seus pontos, e quando falamos em foto temos que lembrar que resolução é muito importante, para que qualquer trabalho que venha a ser feito com essa foto tenha um ótimo resultado.
O Photoshop e PhotoPaint, são utilizados para trabalhar com fotos, imagens. E apresentam diversos recursos de manipulação, tratamento, podendo melhorar a aparência e atingindo uma qualidade necessário.
Quando falamos em trabalhar com Bitmap vamos estar modificando pixels.

Veja essa imagem abaixo e perceba os pontos na imagem da direita.

 .
.
.



Nenhum comentário: