28.4.11

CORELDRAW: USANDO PANTONE

Não é só o padrão CMYK que encontramos no CorelDraw, diversas paletas de cores estão embutidas, cada uma com suas qualidades e finalidades.

Hoje vou mostrar como encontrar a Escala de Cores Pantone e deixar visível ao lado direito da sua área de trabalho do CorelDraw. E claro mostrar algumas aplicações para tal escala.

Muitos clientes não entendem ou nem querem saber a paleta, padrão, escala de cores que utilizamos nos projetos, na verdade eles só querem ver se a cor vai estar legal, se combina e aguardar o resultado do seu projeto, lógico que ele vai querer o melhor projeto. Muitos designers só trabalham com (CMYK: C=ciano, M=magenta, Y=amarelo e K=preto). Não tem problema algum. Alguns clientes com seu manual de identidade na mão, podem chegar com cores estipuladas, "quero pantone tal" e assim vai.

Então, para você que trabalha com sua paleta CMYK fixada do lado direito do CorelDraw e não tem a mínima ideia onde está o pantone, veja essa dica.

Para exemplificar digitei um texto.

E em seguida vou localizar a escala pantone. Siga conforme a imagem. Ou seja, Menu Janela / Paletas de Cores / PANTONE solid coated.




Depois de seguir a imagem acima notem que uma nova barra de cores apareceu do lado direito, alí já está a escala de cores pantone.

Selecione seu texto e preencha com alguma cor dessa nova paleta.

Agora clique duas vezes no ícone que você vê na próxima imagem onde marco com uma seta.




Aparecerá essa janela.



Para que você possa tirar o máximo dessa janela:

- Nome: local onde você vai encontrar todas as opções de cores com seus nomes;
- Tingimento: vai de 0 a 100, ou seja, clareando/escurecendo naquele pantone.

Na barra vertical dentro dessa janela encontramos as diversas cores.

Uma última informação. Se precisar localizar um pantone rapidamente, faça igual a imagem abaixo.

Marque "selecione" a numeração que determina o pantone e digite um outro número da cor a ser localizado. Se não aparecer aperte a tecla de espaço.

É isso.
.
.
.

18 comentários:

Pedro Eugênio disse...

Apesar de trabalhar diariamente com o Corel desde o CDR5 em 1994, às vêzes por falta de uso, alguma coisa a gente tem um momento de esquecimento. Muito obrigado Fabiano pelo seu post consegui terminar meu trabalho sem falhas graças a você. Pedro Eugênio arte finalista - Florianópolis

fabiano disse...

Nossa Pedro, eu que agradeço pelo seu comentário, faço tudo nesse blog por prazer e para ajudar mesmo. Volte mais vezes estou sempre a disposição.

Vera R. Nunes disse...

Obrigada Fabiano. Estou retornando a trabalhar -depois de uma parada de 23 anos, para cuidar de filhos, marido- fiz um curso, mas as vezes fico em dificuldades. Muito obrigada pela ajuda. Vera

fabiano disse...

Aproveite o conteúdo verarnunes.blogspot.com/ e precisando de alguma ajuda é só enviar um email que procuro ajudar...abraços.

Samanta disse...

Muito obrigada!

fabiano disse...

Samanta, muito obrigado pela visita no Blog. Sucesso.

Lia disse...

Olá, qual é o atalho pra escurecer gradativamente uma cor sem precisar ir na caixa de diálogo? Obrigada, Lia.

fabiano disse...

Oi Lia, valeu pela visita.
Então, desconheço essa tecla de atalho. Mas uma coisa que faço é o seguinte:
"com o objeto selecionado, pressiono a tecla CTRL e vou clicando em cima da cor, na paleta de cores, assim vai alterando as porcentagens. Mas creio que não seja esse o seu caso". Se eu descobrir pode deixar que te aviso tá.

Michel França disse...

Bom dia Fabiano!

Gostaria de tirar uma pequena dúvida!
Se eu enviar um trabalho para uma gráfica com as cores em pantone e CMYC, isto dá algum problema?
As cores devem ser ou CMYC ou Pantone?
E outra dúvida é: Qual a paleta pantone mais apropriada para eu trabalhar com o Corel Draw, para que a gráfica me traga um bom resultado?

Te agradeço!

Michel França

Anônimo disse...

Bom dia Fabiano!

Gostaria de tirar uma pequena dúvida!
Se eu enviar um trabalho para uma gráfica com as cores em pantone e CMYC, isto dá algum problema?
As cores devem ser ou CMYC ou Pantone?
E outra dúvida é: Qual a paleta pantone mais apropriada para eu trabalhar com o Corel Draw, para que a gráfica me traga um bom resultado?

Te agradeço!

Michel França

fabiano disse...

Olá Michel França, Quando for preparar seus arquivos para impressão procure fazer ou só em CMYK ou só em Pantone. Caso no seu arquivo tenha alguma cor especial faça tudo em Pantone, Mas a gráfica trabalhará com qualquer um desses estilos de cores. Agora qual paleta de cor usar para ter um bom resultado com a gráfica? Olha, isso envolve muitas coisas, gerenciamento de cores. Mas para uma resposta direta, eu trabalho com Pantone solid coated ou em CMYK com o padrão do coreldraw, mas tudo isso para que tenhamos um bom resultado depende da sua conversa com a gráfica. Dependerá da calibração, pefil de cor e outras coisas que não dá para abordar por enquanto. abs.

Unknown disse...

Obrigado!

Unknown disse...

Obrigado!

fabiano disse...

Abraço Ronielle

Unknown disse...

Olá, Fabiano. Tenho o corel X7 eestou com problemas... toda vez que escolho 90% de preto ou abaixo disso, sai roxo batata... só o preto 100% que não sai roxo... troquei impressora, tinta, bulk, etc... e nada... o que estaria acontecendo? Porém, quando escolho todo o arquivo para tons de cinza, vem cinza... mas aí é o arquivo todo... O cinza do TOM (da dupla TOM & JERRY) sai roxo o corpo dele... o que será?

Unknown disse...

Como criar cor folheada de ouro para impressão digital, Fabiano Lima.
Desde já agradeço Vossa atençao.

Cordialmente, Rafael Reis.

eloisa disse...

Bom dia to com problema no Corel quando vou imprimir qualquer imagem que copio da internet não sai colorido, não é problema com a imagem pois quando coloco em qualquer outro programa sai colorida é so no Corel, tudo sai colorido menos imagem, vc poderia me ajudar?

Unknown disse...

MUITO OBRIGADA. FOI MUITO UTIL SUA POSTAGEM. GRATIDÃO DE VERDADE.