6.4.11

POR QUE TEMOS PROBLEMAS COM AS CORES EM NOSSO IMPRESSO?


Um dos problemas pode estar ligado ao equipamento, software, dispositivo, cada um interpreta as cores de maneira diferente. Cada uma tem sua gama de cores “espaço de cores”, é um modo que define a representação de cada cor.

Meu monitor mostra de um jeito, minha câmera digital de outro e minha impressora também.
Ou seja, no final terei problemas, seja na impressão, ou na web, pois a comunicação entre os diversos mecanismos no meu processo de trabalho não falam a mesma língua.
Trocando em miúdos, aquilo que vejo no meu monitor nem sempre vai corresponder depois de impresso.

Para que não aconteça isso, ou pelo menos para reduzir os problemas na saída de um material existe o Gerenciamento de Cores, onde podemos controlar a reprodução de cores, assim teremos algo bem próximo do esperado. Até mesmo chegar na cor esperada.
Hoje os clientes querem que seu material esteja exatamente na cor que ele viu, seja em um impresso, na web ou em paleta de cores. Então o Gerenciamento de Cores se torna fundamental. Isso pesa mais em materiais impresso. Digo isso, pois já trabalhei em gráfica e em empresa com impressora digital, onde a exigência maior do chefe/cliente era a fidelidade das cores do seu material.
E muitas vezes o cliente chegava com seu material já impresso e tinha que ser feito igual aquilo, como saber que cor realmente é aquela, posso saber que é um verde, vermelho, mas as porcentagens para levar meu computador, software, impressora, a reproduzir aquela cor com fidelidade.

Com o Gerenciamento de Cores usamos Perfis de Cores, onde levamos os valores de cores de um dispositivo a outro.
Perfil ICC é um arquivo que descreve as capacidades e limitações dos dispositivos que geram cor. Trecho do site rickardo.com.br
Não vou explicar como criar um Perfil de Cor, ou como calibrar seu monitor e nem quais equipamentos são necessários para isso.

Então tome muito cuidado, muitas vezes seu cliente não se importa com a fidelidade de cores. Mas se deseja ser um profissional diferenciado, estude bastante sobre isso.

Não faça só por fazer, saiba que fazendo correto poderá exigir de seus parceiros qualidade em tudo. Prepare seus arquivos corretamente, passe-os adiante corretamente, temos que estar atentos a tudo que existe de novo.
.
.
.

2 comentários:

Paola disse...

Fabiano... dá a impressão que vc postou esse texto apenas para chamar a atenção e ter mias cliques em sua página, pois... o texto simplesmente não tem conteúdo!!! Você coloca um título onde é explicito que falará sobre os problemas de cores e manda o leitor estudar? Cara, quem precisa estudar é você! Desencana do blog e vai vender pastel!Como? Vai estudar! Que lixo

fabiano disse...

Obrigado Paola. Se o conteudo não te ajudou vá atrás de outros. Agradeço sua crítica e em relação a estudar, já fiz muito isso, hoje colho alguns frutos. Não sou milionário, nem mesmo rico. Mas tenho um blog que ajudou e ajuda muita gente. E isso é um fruto valioso e saboroso, poder passar adiante um pouco do que aprendi. Alguns posts podem ficar a desejar, mas tem um ótimo conteudo. Sucesso com seu mau humor. Mas é claro que sempre precisamos aprender mais e mais, e isso deve servir para você também, educação é o principal. Abraços tuuuudo de bom. Apesar de eu não estar atualizando mais o blog ele permanece ativo para todos.